Geral

Jaraguá do Sul inicia a armazenagem de seus dados em nuvem

Com a contratação do Ciasc para virtualização dos dados, conhecida como migração para a nuvem, a prefeitura contará com 50 teras de espaço para armazenamento

19/08/2021

Por

Jornalista apaixonada por cultura e segurança pública

Jaraguá do Sul inicia a armazenagem de seus dados em nuvem

A secretaria da Administração/Diretoria de Tecnologia da Informação de Jaraguá do Sul está promovendo a virtualização dos servidores de arquivos da prefeitura. Dados como fotos aéreas dos imóveis no município (aerofotogrametria), documentos digitalizados do arquivo histórico ou documentos relativos ao IPTU, por exemplo, estão migrando dos servidores da prefeitura para os servidores virtuais do Centro de Informática e Automação do Estado de Santa Catarina (Ciasc).

Leia mais

O diretor de Tecnologia da Informação Márcio Manoel da Silveira, explica que a virtualização foi necessária devido, principalmente, a três fatores: “O primeiro foi com relação à atualização dos equipamentos. Não conseguimos nos atualizar – com relação aos nossos servidores de arquivos – na mesma velocidade em que evolui a área de tecnologia da informação”.

“Para isso – continua – precisaríamos ser especializados nesse armazenamento, que não é o nosso caso. O segundo fator foi a falta de espaço nesses servidores. E, por último, para completar a necessidade imediata, tivemos a contratação do serviço de aerofotogrametria, para atualização cadastral dos imóveis de Jaraguá, que necessita de espaço muito grande em servidor, com altíssima resolução de imagens”, justifica Silveira.

Com a contratação do Ciasc para virtualização dos dados, conhecida como migração para a nuvem, a prefeitura contará com 50 teras de espaço para armazenamento. À medida em que for ocupando o espaço, passa a pagar por ele ao Ciasc e gasta menos que o Data Center da prefeitura.

A previsão de investimento mensal é de R$ 60 mil. O Ciasc oferece servidores virtuais, que são a base para serviços de nuvem pública, privada e híbrida. Além disso, dá suporte na criação, utilização, manutenção, monitoramento e backup do servidor virtual.

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? CLIQUE AQUI e participe do nosso grupo de WhatsApp!

Notícias relacionadas

x