Trânsito

Jaraguá do Sul licita serviços para sinalização semafórica

Os semáforos são os seguintes: Marechal Deodoro/João Piccoli, Marechal Deodoro/Guilherme Weege, Procópio Gomes/Domingos da Nova (cemitério), Getúlio Vargas/Esthéria Lenzi Friedrich, Getúlio Vargas/Emílio Carlos Jourdan (Shopping), Max Wilhelm/Fritz Bartel e Adélia Fischer/Max Wilhelm/Jorge Czerniewicz

07/11/2019

O Município, por meio da Secretaria de Administração, lançou uma licitação na modalidade de tomada de preços, pelo regime de execução do contrato de empreitada por preço unitário, para contratação de empresa para prestação de serviços de engenharia com fornecimento de materiais e mão de obra para retiradas e instalações de sinalização semafórica em sete cruzamentos.

Os envelopes com a documentação para habilitação e proposta comercial deverão ser entregues e protocolados até as 10h do dia 18 de novembro na Prefeitura, para abertura em seguida. O valor de referência (orçamento) é de R$ 228.327,73. O investimento se refere as alterações viárias em ruas centrais. Os semáforos são os seguintes: Marechal Deodoro/João Piccoli, Marechal Deodoro/Guilherme Weege, Procópio Gomes/Domingos da Nova (cemitério), Getúlio Vargas/Esthéria Lenzi Friedrich, Getúlio Vargas/Emílio Carlos Jourdan (Shopping), Max Wilhelm/Fritz Bartel e Adélia Fischer/Max Wilhelm/Jorge Czerniewicz.

Alterações mais complexas serão feitas no período de férias

Outras mudanças previstas. O acesso à Vila Baependi, para quem vem da Procópio Gomes hoje pode virar à direita (direção da Ponte Olavo Marquardt), ou seguir em frente na direção do Banco do Brasil. Com alteração somente será possível fazer a conversão à direita na Ponte Olavo. O objetivo é eliminar um dos três tempos do semáforo. A Rua Max Wilhelm (da Rádio Jaraguá) vai inverter o sentido. Pela Ponte Olavo Marquardt não haverá mais a conversão à esquerda (direção da Ponte Abdon Batista), mas somente a direita, seguindo na direção leste, passando aos fundos do Fort Atacadista para acessar a Rua Adélia Fischer ao lado do posto (haverá possibilidade de acesso antes e depois do posto). A Adélia Fischer (Morro da AABB) terá somente sentido centro. A pista que hoje vai ao Baependi e Vila Lalau não existirá mais.

Para acessar a Rua Bernardo Dornbusch apenas pela Rua Max Wilhelm passando pela Rua Fritz Bartel, ou antes, ao lado do Fort Atacadista. A Rua Adélia Fischer terá faixas nos sentidos Centro e Czerniewicz. Serão quatro faixas, duas diretamente ao centro e duas ao Czerniewicz, com a variante à esquerda para a Max Wilhelm. A Rua Esthéria Lenzi Friedrich (do Colégio Evangélico), terá o sentido invertido. Passará da Getúlio Vargas à Epitácio Pessoa e a Emílio Carlos Jourdan (do Shopping) terá somente o sentido Epitácio/Getúlio. Com a mudança na Esthéria, haverá aumento de 18 vagas para estacionamento e para 10 motos.

Alterações anunciadas em agosto ainda não tem data para acontecer

As alterações no trânsito haviam sido anunciadas no início de agosto, quando a Diretoria de Trânsito e Transporte da Prefeitura detalhou as mudanças que serão implantadas para eliminar gargalos e dar mais fluidez no trânsito de veículos e pedestres na área central de Jaraguá do Sul. No estudo, foram aproveitados levantamentos feitos pelo Instituto Jourdan e dentro do estabelecido pelo Plano Municipal de Mobilidade Urbana de Jaraguá do Sul.

Entre as mudanças está a inversão de sentido das Ruas Guilherme Weege e João Piccoli, que fazem a ligação entre a Reinoldo Rau e a Marechal Deodoro. O semáforo da saída do Hospital São José será mudado e ficará defronte à Farmácia Catarinense, onde a Rua Guilherme Weege passará para o sentido Reinoldo/Marechal, para facilitar o acesso das ambulâncias.

Em contrapartida, a João Piccoli mudará da Marechal para a Reinoldo. A Domingos da Nova continuará com mão dupla entre a Ferdinando Pradi e a Reinoldo Rau, mas no trajeto entre a Procópio Gomes e a Reinoldo, ficará com mão única em direção a Reinoldo Rau. Quem vier da ponte da Rede Feminina, ou da Procópio Gomes terá a direita livre, com sinal fechando apenas para pedestre.

Com isso, será proibido o acesso à Rua Prefeito Augusto Gerent (fundos do cemitério) pela Domingos da Nova, por ser muito estreita para os dois sentidos. Ela terá sentido único e para acesso a ela somente pela Guilherme Weege à direita ou à esquerda, para acessar a Domingos da Nova ou a Rua Cabo Harry Hadlich. Para acessar a Procópio Gomes, uma das saídas é a Rua Cabo Harry Hadlich (Verdureira da Raquel) ou outras vias alternativas próximas. A Rua Ferdinando Pradi, entre a Domingos da Nova e a Guilherme Weege passa a ser também mão única.

Por

Notícias relacionadas

x