Jaraguá do Sul

Jaraguá do Sul lidera levantamento como cidade mais segura do Brasil

Jaraguá do Sul, Blumenau, Brusque e Palhoça aparecem entre os 30 municípios mais seguros

20/09/2024

Santa Catarina é destaque no Ranking do anuário Cidades Mais Seguras do Brasil de 2024. O levantamento aponta o estado como o mais seguro do país e Florianópolis também lidera a lista entre as capitais do Brasil. Além disso, Jaraguá do Sul, Blumenau, Brusque e Palhoça aparecem entre os 30 municípios mais seguros. O anuário 2023 Cidades Mais Seguras do Brasil© é fundamentado em dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e da Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente (SVSA), do Ministério da Saúde.

 

 

O indicador principal utilizado para classificar as cidades foi a quantidade de assassinatos por 100 mil habitantes. Para calcular o índice, foram analisados os dados dos 1,5 milhões de óbitos ocorridos em 2022 consolidados no Painel de Monitoramento da Mortalidade da SVS
Santa Catarina aparece em primeiro como o estado mais seguro do Brasil. O índice de segurança é determinado pelo cálculo da taxa de assassinatos a cada 100 mil habitantes. É uma forma de medição utilizada em escala mundial. O estado tem taxa de 9,2 homicídios a cada 100 mil habitantes. São Paulo (10,5) aparece em segundo e Distrito Federal (14,3) em terceiro.

 

 

 

Já no ranking das capitais mais seguras, quem está no topo é Florianópolis (10,0). O pódio é formado também por São Paulo (11,8) e Brasília (14,3). O estudo aponta ainda as 30 cidades mais seguras do Brasil de uma maneira geral. E Santa Catarina aparece bem posicionada outra vez: Jaraguá do Sul em 5º, Blumenau em 12ª, Brusque em 13º e Palhoça em 22º.

 

As principais cidades mais seguras do Brasil são Valinhos (SP), Botucatu (SP), Tatuí (SP), Sertãozinho (SP), Jaraguá do Sul (SC), Várzea Paulista (SP), Indaiatuba (SP), Votorantim (SP), Araxá (MG) e Santana de Parnaíba (SP). A classificação é do Anuário Cidades Mais Seguras do Brasil©, que, utilizando um indicador exclusivo MySide, leva em conta a taxa de óbitos violentos a cada 100 mil habitantes por município brasileiro.

 

O índice de Jaraguá do Sul é 2,8 assassinatos para cada 100 mil habitantes.

 

Quer saber das notícias  primeiro? Participe do nosso grupo de WhatsApp ou Telegram!

Siga nosso canal no youtube também @JDVonline

Notícias relacionadas

x