Jaraguá

Jaraguá do Sul tem programa para ajudar quem quer parar de fumar

O tratamento consiste numa entrevista individual onde serão avaliados o grau de motivação e o nível de dependência física

03/08/2022

Por

Jaraguá do Sul tem programa para ajudar quem quer parar de fumar

Divulgação

O ato de fumar, chamado de tabagismo, é uma dependência química à nicotina, uma das 4.720 substâncias da composição do cigarro. É uma doença crônica, com tendência a recaídas e que muitas vezes precisa de uma abordagem intensiva de tratamento envolvendo o componente físico, psicológico e comportamental desta dependência. Em Jaraguá do Sul, a Secretaria Municipal de Saúde oferece tratamento intensivo aos fumantes que querem parar de fumar, na maioria de suas Unidades Básicas de Saúde.

O tratamento consiste numa entrevista individual onde serão avaliados o grau de motivação e o nível de dependência física. A partir desta avaliação será indicado ou não o apoio medicamentoso para auxiliar no processo e aliviar os sintomas da síndrome de abstinência.

Depois da avaliação, o fumante é orientado a participar de quatro sessões estruturadas de abordagem cognitivo-comportamental em grupo, onde ele será estimulado e apoiado a marcar uma data para deixar de fumar. Depois desse primeiro mês de tratamento, inicia-se o grupo de manutenção da abstinência e prevenção da recaída, de cuja frequência dependerá a continuidade e o sucesso do tratamento.

Segundo o Secretário de Saúde, Alceu Gilmar Moretti, este Programa é uma forma de auxiliar a população na superação do vício do fumo.

“As equipes de saúde passam por capacitação previamente e oferecem o tratamento de forma individual. Os grupos auxiliam a não desistir durante o período de manutenção”.

Mais informações podem ser buscadas no no site Programa de Controle ao Tabismo (clique aqui).

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? CLIQUE AQUI e participe do nosso grupo de WhatsApp!

Notícias relacionadas

x