Educação

Jaraguá do Sul terá centro de treinamento de energia solar

Segundo o cronograma da chamada, as atividades vão começar em outubro de 2019. Em cada uma das escolas, dois professores indicados vão participar de treinamento de 120 horas sobre instalação, dimensionamento e monitoramento de sistemas solares fotovoltaicos, entre outros temas relacionados

04/10/2019

Por

Jaraguá do Sul terá centro de treinamento de energia solar

Universidades e centros de treinamento da Alemanha estão recebendo durante a semana uma comitiva brasileira para compartilhar boas práticas relacionadas à educação profissional. A visita é viabilizada por meio de cooperação técnica entre o Senai, os governos do Brasil e da Alemanha, a Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ, Agência Alemã de Cooperação Internacional), Ministério Integra o grupo o diretor regional do Senai-SC, Fabrizio Machado Pereira.

A entidade será uma das dez escolas do País a receber um centro de treinamento em energia fotovoltaica. A estrutura funcionará em Jaraguá do Sul, a partir de 2020. A Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar) projeta a criação de 672 mil empregos acumulados até 2035 no Brasil no setor. O Senai deve aproveitar a estrutura já construída próxima do Centro de Inovação, no Três Rio do Sul.

Demanda crescente de energia fotovoltaica motiva capacitação

Atualmente, o Senai oferece 24 cursos na área de energias renováveis, sendo 14 deles voltados à energia solar (fotovoltaica e solar térmica). Agora, essa oferta vai chegar a Estados que ainda não contavam com os cursos, como Santa Catarina. O projeto Sistemas de Energia do Futuro tem como principal objetivo acompanhar a demanda crescente por profissionais qualificados em energia solar fotovoltaica. De acordo com a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar), somente neste ano, a geração distribuída solar fotovoltaica duplicou de tamanho, chegando a 100 mil sistemas instalados até junho.

Segundo o cronograma da chamada, as atividades vão começar em outubro de 2019. Em cada uma das escolas, dois professores indicados vão participar de treinamento de 120 horas sobre instalação, dimensionamento e monitoramento de sistemas solares fotovoltaicos, entre outros temas relacionados. Os centros de treinamento vão contar com a estrutura básica para os cursos de instalador de sistemas fotovoltaicos, oferecidos por nove empresas que compõem a Absolar. São 10 escolas em todo o País e uma das estruturas funcionará em Jaraguá do Sul, que receberá equipamentos e capacitará profissionais de todo o Estado, segundo a Fiesc.

Notícias relacionadas

x