Educação

Jaraguá do Sul terá grandes avanços na educação tecnológica em 2020

“O evento de Jaraguá do Sul, pela temática de mobilidade, sustentabilidade e criação de cidades mais sustentáveis, deixa um legado histórico. É o primeiro evento de integração completa de Sesi e Senai, do quanto as entidades podem fazer pelas nossas comunidades”, frisou o diretor de Educação, Claudemir Bonatto.

28/10/2019

Por

Jaraguá do Sul terá grandes avanços na educação tecnológica em 2020

Durante o evento Universo #VemFazer Sesi Senai 2019, realizado de quinta-feira a sábado em Jaraguá do Sul, o vice-presidente da Fiesc Vale do Itapocu, Célio Bayer, destacou os nove setores industriais e mais o turismo como os principais setores econômicos da região. Falou sobre o Comitê de Desenvolvimento Regional, que é formado pelo Conselho Estratégico, Núcleo de Inovação e Núcleo Setorial, integrado pelas principais lideranças da sociedade civil organizada da região e que tem entre as principais atribuições ajudar na busca por qualificação nas nove áreas e, identificar tendências e/ou entraves.

Segundo Bayer, neste primeiro ciclo são focadas duas frentes que formam a força da matriz econômica regional, o setor de energia – tração e mobilidade elétrica e energia renovável – e o de saúde. No setor de energia será iniciado em 2020 as operações do Instituto com foco na mobilidade, tração elétrica e qualificação para energia solar com um MBI e cursos de curta duração.

Outra novidade será o curso técnico em sistemas de energia renovável, tudo isso em parceria com entidade alemã. No campo da saúde será lançado o primeiro curso técnico em manutenção de equipamentos biomédicos do sul do Brasil, onde Jaraguá do Sul já está na vanguarda com a MedSesi, a primeira clínica de atenção básica do Sesi no Brasil e o Jaraguá mais Saudável, movimento que tem por objetivo o engajamento de toda a cidade para mudar hábitos de vida e ter uma vida mais saudável e longeva, inovador no Brasil. Tem a parceria da Acijs e Prefeitura e o envolvimento de voluntários e empresas que apoiam.

Maratona de inovação e tecnologia fecha com metas atingidas

Estudantes de Criciúma venceram o primeiro Torneio de Robótica Challenge Sesi Senai, considerado preparatório para o First LEGO League (FLL), que ocorre nos dias 7 e 8 de fevereiro. As premiações foram anunciadas no sábado (26) no encerramento do Universo #VemFazer Sesi Senai, realizado em Jaraguá do Sul. Cerca de 20 mil pessoas passaram pelas unidades nos três dias do evento que contou com o apoio de 300 voluntários.

No encontro, o vice-presidente regional da Fiesc, Célio Bayer, destacou a estrutura de Jaraguá do Sul para a oferta de serviços de educação. “Empresas nos ajudaram a construir espaços criativos para que os nossos alunos pudessem estudar. Somos prova de que a integração entre academia e indústria trazem frutos relevantes para a sociedade”, afirmou.

“O evento de Jaraguá do Sul, pela temática de mobilidade, sustentabilidade e criação de cidades mais sustentáveis, deixa um legado histórico. É o primeiro evento de integração completa de Sesi e Senai, do quanto as entidades podem fazer pelas nossas comunidades”, frisou o diretor de Educação, Claudemir Bonatto.

Durante o Universo #VemFazer, o diretor regional do Senai, Fabrizio Machado Pereira, reforçou como se trata também de uma oportunidade para a formação das novas gerações para o mercado de trabalho. “Estamos focados no desenvolvimento dos jovens e na preparação deles para as novas tecnologias e profissões do futuro”, ressaltou.

O gerente-executivo de Sesi Senai em Jaraguá do Sul, Jefferson Galdino, lembrou que o evento apresentou aos visitantes diversas possibilidades de carreiras profissionais. “Trouxemos o que há de melhor em termos de tecnologia e inovação para a educação, uma educação que é de excelência, inovadora e acessível. Por isso, oportunizamos a mais de 6,5 mil alunos conferir de perto as tecnologias que trouxemos”, destacou. Em 2020, quem recebe o Universo #VemFazer Sesi Senai é Criciúma.

Notícias relacionadas

x