Jaraguá

Jaraguá do Sul terá toucas inglesas para pessoas em quimioterapia

A última estimativa do Inca apontou que, no Brasil, cerca de 625 mil casos de câncer seriam diagnosticados por ano no triênio 2020-2022

08/07/2022

Por

Jaraguá do Sul terá toucas inglesas para pessoas em quimioterapia

Ilustrativa

No ano passado, a vereadora Nina Santin Camello e o vereador Osmair Gadotti, apresentaram indicação solicitando ao Executivo a aquisição de toucas inglesas para a utilização no Sistema Único de Saúde. Nina também esteve em Brasília levando a pauta para deputados e senadores, solicitando emenda para a aquisição das toucas.

Recentemente, a deputada Ângela Amin oficializou emenda parlamentar no valor de R$ 150.000,00 para aquisição do kit de touca inglesa. A indicação foi feita por emenda impositiva com a finalidade específica para compra desse equipamento.

Também já foi entregue ofício da emenda para o secretário de Saúde, Alceu Moretti.

“Hoje só consegue fazer uso da touca quem tem possibilidade financeira para arcar com o custo que gira em torno de R$ 125,00 cada aplicação. Muitos municípios já disponibilizam esse tratamento via sus e agora Jaraguá do Sul também poderá”, explica.

A última estimativa do Instituto Nacional de Câncer (Inca) apontou que, no Brasil, cerca de 625 mil casos de câncer seriam diagnosticados por ano no triênio 2020-2022. Muitas dessas pessoas precisam passar por quimioterapia para destruir as células cancerígenas. Porém, ao mesmo tempo em que combate o câncer, o procedimento também afeta as células do folículo capilar, ocasionando a queda de cabelo.

Esse efeito colateral acaba impactando na autoestima dos pacientes, prejudicando o tratamento. Alguns, inclusive, abandonam a quimioterapia por conta do problema.

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? CLIQUE AQUI e participe do nosso grupo de WhatsApp!

Notícias relacionadas

x