Geral

Jaraguá e Pomerode discutem viabilidade de pavimentação

A ideia é estabelecer um termo de cooperação entre as prefeituras para viabilizar o projeto

28/09/2021

Por

Jaraguá e Pomerode discutem viabilidade de pavimentação

Divulgação

O prefeito Antídio Lunelli e o vice, Jair Franzner receberam o prefeito de Pomerode, Ércio Kriek, a secretária de Turismo e Cultura e Desenvolvimento Econômico, Gladys Dinah Sievert e o secretário de Planejamento, Dieter Klaus Weege. A comitiva veio tratar sobre o projeto de pavimentação da Rodovia Municipal JGS 489, que liga Jaraguá do Sul a Pomerode, num percurso de cerca de sete quilômetros. A intenção é dar início a um estudo de viabilidade sobre a obra, transformando a rodovia em uma rota turística entre os municípios.

“É um projeto importante que busca oferecer mais segurança aos turistas, além de movimentar a economia dos municípios”, reforçou Lunelli no encontro. O prefeito de Pomerode também frisou a importância do projeto. De acordo com ele, o objetivo é criar mais opções de roteiros turísticos, caminhos atrativos que despertem o interesse do turista.

A ideia é estabelecer um termo de cooperação entre as prefeituras para viabilizar o projeto. A comitiva de Pomerode, acompanhada da Diretoria de Turismo, visitou também o Parque Linear Via Verde e o Parque da Inovação.

Participaram do encontro a chefe de Gabinete, Emanuela Wolff, o secretário de Planejamento e Urbanismo, Eduardo Bertoldi, o secretário de Administração, Douglas Conceição, e a diretora de Turismo, Leila Modro.

O trecho proposto para ser pavimentado faz parte do Conjunto Rural de Rio da Luz, cujo processo de tombamento iniciou-se em 2007 com a abertura do processo e realização de diversas ações do IPHAN na região.

Em setembro de 2015, o Conjunto Rural de Rio da Luz e o Conjunto Rural Testo Alto, juntamente com outras edificações e núcleos urbanos e rurais relacionados com a imigração em Santa Catarina, foi inscrito no Livro do Tombo Arqueológico, Etnográfico e Paisagístico do IPHAN.

O Vale do Rio da Luz (Jaraguá do Sul), juntamente com o Vale do Testo Alto (Pomerode), são considerados Patrimônio Cultural Brasileiro, tão importante quanto Ouro Preto, Salvador, São Luís do Maranhão e todas as mais de 100 cidades históricas do Brasil.

Os núcleos rurais de Rio da Luz e Testo Alto, separados pela Serra do Jaraguá, localizam-se em pequenos valores, região predominadas por propriedades com base na agricultura familiar, onde perduram traços de sua formação, como aspectos linguísticos, festas típicas, hábitos culinários e religiosos e número considerável de edificações que remetem ao período da colonização.

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? CLIQUE AQUI e participe do nosso grupo de WhatsApp!

Notícias relacionadas

x