Jaraguá lança marca que celebra o orgulho local e mira projeção nacional; veja!
Foto: Gabriela Bubniak/JDV
A cidade de Jaraguá do Sul agora tem uma marca oficial, que busca traduzir o sentimento coletivo de quem vive, trabalha e investe na cidade. Com o slogan “Orgulho de Ser”, a identidade foi apresentada na noite desta segunda-feira (7), durante um evento no Centro Empresarial – como parte das comemorações pelos 149 anos do município.
A iniciativa integra o projeto de Place Branding, liderado pela Associação Empresarial (ACIJS), Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), SEBRAE, Prefeitura de Jaraguá do Sul e Vale dos Encantos Convention & Visitors Bureau.
Ao longo de meses, workshops reuniram representantes da indústria, comércio, cultura, educação e turismo para definir os atributos, vocações e percepções que melhor representam a cidade.

Marca com alma jaraguaense
A frase “Orgulho de Ser” foi escolhida por sintetizar a relação afetiva dos moradores com a cidade. Mais do que um slogan, ela reflete o desejo de destacar Jaraguá como um lugar inovador, acolhedor e com qualidade de vida.
A nova identidade também tem como propósito fortalecer e difundir o espírito comunitário e as conexões únicas de Jaraguá do Sul, tornando as pessoas mais saudáveis, realizadas e pertencentes. A proposta é nutrir suas capacidades e promover impactos significativos tanto na vida individual quanto no desenvolvimento coletivo da cidade.

A identidade visual pode ser usada por órgãos públicos, entidades, empresas e eventos, fortalecendo o senso de pertencimento e a projeção do município.
Conteúdos em alta
Durante o evento, também foi assinado o edital de licitação para a reforma do antigo prédio da Câmara de Vereadores, que sediará a nova Central de Operações da Polícia Militar (Copom), ampliando a infraestrutura de segurança do município.
Place Branding: estratégia para o futuro
O projeto Place Branding busca transformar Jaraguá do Sul em uma marca-lugar reconhecida nacionalmente. Entre os objetivos estão: atrair investimentos, valorizar o turismo, impulsionar a imagem institucional e estimular a inovação.
O brandbook com orientações sobre uso da marca será disponibilizado em breve pelas entidades organizadoras. Elas ainda estão avaliando a melhor forma de distribuição do guia, e a comunidade será informada assim que houver definição.
A apresentação também teve caráter solidário, com inscrições gratuitas mediante doação de 1 quilo de alimento para entidades sociais do município.
Como isso impacta sua vida?
A nova marca da cidade reforça o orgulho de viver em um lugar que valoriza suas raízes e vocações. Para moradores, empresas e visitantes, representa uma oportunidade de fortalecer os laços com Jaraguá do Sul e participar ativamente da construção de uma imagem coletiva positiva e autêntica.
Gabriela Bubniak
Jaraguaense de alma inquieta e jornalista apaixonada por contar boas histórias. Tenho fascínio por livros, música e viagens, mas o que me move é viver a energia de um bom futsal na Arena e explorar o que há de melhor na nossa terrinha.