Jaraguá notificou cinco casos suspeitos de febre maculosa e três confirmados
Nenhum óbito por febre maculosa foi registrado no período.
Das doenças que têm preocupado as autoridades da saúde, a febre maculosa é uma delas devido a sua gravidade e facilidade de transmissão por meio de carrapatos. Neste sentido, a Prefeitura de Jaraguá do Sul/Secretaria Municipal de Saúde, emitiu um Informe Epidemiológico com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância da prevenção, identificação precoce dos sintomas e os cuidados em relação aos carrapatos.
A febre maculosa, também conhecida como febre do carrapato, transmitida aos seres humanos pela picada do carrapato-estrela, encontrado principalmente em áreas rurais e de vegetação densa. Nos últimos 5 anos foram notificados pelos serviços de saúde 31 casos suspeitos de febre maculosa em pacientes residentes de Jaraguá do Sul, ou seja, pacientes que procuraram assistência à saúde devido apresentarem sintomas após relato de picada por carrapato.
Destes, 20 confirmaram para a doença após realização dos exames (2018 – 1 caso, 2019 – 6 casos, 2020 – 3 casos, 2021 – 7 casos, 2022 – 3 casos). A taxa de incidência foi maior no ano de 2021. Todos os casos confirmados para febre maculosa receberam assistência e tratamento com antibióticos tendo como evolução a cura da doença. Nenhum óbito por febre maculosa foi registrado no período.
Casos de febre maculosa foram contraídos em bordas de matas
As ações ambientais foram realizadas pelo setor de zoonoses, com o objetivo de prevenir novos casos. No ano de 2023 (até 31 de maio) foram registrados no Sistema de Informações de Agravos de Notificação (Sinan) 5 casos suspeitos de febre maculosa, sendo que três já confirmaram para a doença através de exames realizados pelo Lacen. Os pacientes realizaram tratamento e evoluíram com a cura.
O secretário de Saúde, Alceu Gilmar Moretti, ressalta que todos os casos de febre maculosa confirmados em Jaraguá do Sul foram contraídos em áreas próximas de mata. Ele lembra que o Programa de Controle de Zoonoses realiza constantemente trabalho preventivo para identificar a presença ou não de carrapatos em áreas de grande circulação de pessoas com, por exemplo, na Via Verde.
Conteúdos em alta
Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? Participe do nosso grupo de WhatsApp ou Telegram!
Siga nosso canal no youtube também @JDVDigital