
O município de Jaraguá do Sul tem levado muito a sério os indicadores que o levaram a conquista nacional do Prêmio Band Cidades Excelentes, na categoria desenvolvimento socioeconômico e ordem pública, mas finalista também nas categorias governança, eficiência fiscal e transparência, mais a educação, vencidas, respectivamente, por Botucatu (SP) e Sobral (CE).
Notícias de Jaraguá no seu WhatsApp
Fique por dentro de tudo o que acontece na cidade e região.
A premiação foi criada para incentivar a melhoria da realidade dos municípios brasileiros, por meio da premiação de boas práticas da gestão pública. A iniciativa é uma parceria do Grupo Bandeirantes com o Instituto Aquila, e direcionado a todos os municípios do país.
A avaliação do Prêmio Band Cidades Excelentes é feita a partir da ferramenta IGMA, desenvolvida pelo Instituto Aquila.
A plataforma foi desenvolvida por meio de Inteligência Artificial, que a partir de algoritmos, consolidam os resultados de 41 indicadores em uma única nota final.
Os indicadores são construídos a partir de seis pilares: Eficiência fiscal e Transparência, Educação, Saúde e Bem-Estar, Infraestrutura e Mobilidade Urbana, Desenvolvimento Socioeconômico e Ordem Pública e, Sustentabilidade.
A entrega da premiação ocorreu no dia 11 de dezembro, em Brasília. Jaraguá do Sul esteve representado pelo prefeito Jair Franzner, que retornou animado com o reconhecimento e determinou a análise dos dados para atualizar as informações das fontes aonde a pesquisa é feita pelo Instituto Aquila.
Resultados de cada indicador são analisados e informações atualizadas
O secretário de Administração, Douglas Antônio Conceição, disse que a Band e o Aquila abriram os dados para que os municípios mensurem seus resultados. “Já baixamos todo o conteúdo e agora temos condições de comparar cada indicador. Em alguns, estamos muito próximos de vencedores”, explicou.
O prefeito Jair Franzner determinou a atualização e repasse para as fontes de pesquisa dos dados de Jaraguá do Sul. “Na educação, por exemplo, chegamos a nota 87,34, muito próxima de Sobral, que ficou com o primeiro lugar. Temos plena condição de aumentar, por tudo o que oferecemos”.
Douglas disse que na governança, eficiência fiscal e transparência, a nota de Jaraguá do Sul, em nível nacional, para municípios acima de 100 mil habitantes, ficou em 83,03; em infraestrutura e mobilidade urbana 86,31, em desenvolvimento socioeconômico e ordem pública 83,02, em sustentabilidade 78,25 e em saúde e bem-estar nota 59,60.
No IGMA (Índice de Gestão Municipal Aquila), a nota de Jaraguá do Sul foi 79,59.
“Estamos analisando todas as informações. Temos plenas condições de melhorar as notas em todos os indicadores. Já estamos fazendo isso e vamos atualizar os bancos de dados buscados para os pilares do IGMA”, concluiu.
Pilar vencedor do IGMA considerou 10 indicadores
No pilar Desenvolvimento Socioeconômico e Ordem Pública, do Prêmio Band/Instituto Aquila, vencido por Jaraguá do Sul para cidades acima de 100 mil habitantes, é considerado o PIB per capita, índice GINI da renda domiciliar per capita, jovens com 25 anos ou mais que completaram o ensino médio,
pessoas com 25 anos ou mais que completaram o ensino superior, percentagem de pobres na população, renda domiciliar per capita, percentual da população economicamente ativa empregadas, taxa de homicídios, taxa de homicídios por arma de fogo e taxa de mortes no trânsito.
Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? Participe do nosso grupo de WhatsApp ou
Telegram!
Siga nosso canal no youtube também @JDVonline
Flávio José
Jornalista a 47 anos escrevendo a história de Jaraguá do Sul e do Vale do Itapocu, com credibilidade.