Jaraguá do Sul

Jaraguá recicla, em média, 20% dos materiais recolhidos

A maior parte dos materiais coletados foram plásticos, papéis e metais.

18/05/2023

O Dia Mundial da Reciclagem é comemorado anualmente no dia 17 de maio. A reciclagem é uma prática fundamental para reduzir a quantidade de resíduos que são descartados em aterros sanitários e lixões, que representam uma ameaça para o meio ambiente e para a saúde pública. Além disso, a reciclagem contribui para a economia de recursos naturais, uma vez que materiais como papel, plástico e metal podem ser reaproveitados e transformados em novos produtos. 

O Samae de Jaraguá do Sul mantém o Programa de Coleta Seletiva Saco Verde. Em 2022, a média do índice de materiais recolhidos pelo Programa foi de 18,6% e, nos três primeiros meses de 2023, foi de 19,8%. Esses dados mostram um aumento do volume de materiais recolhidos no município, mas ainda há um potencial, visto que em 2022 a participação da população no programa foi de 62%.

A maior parte dos materiais coletados foram plásticos, papéis e metais. Após a coleta, os materiais são encaminhados para as 12 cooperativas credenciadas com a autarquia de forma gratuita, que realizam a triagem manualmente para então receberem a destinação correta.

Anualmente, são distribuídos em Jaraguá do Sul em torno de 2,6 milhões de sacos verde para incentivar a população a participar do programa.

 

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? CLIQUE AQUI e participe do nosso grupo de WhatsApp

Por

Estudante da 5ª fase de Design, curiosa por natureza e apaixonada pelo que faz.

Notícias relacionadas

x