Jaraguá do Sul

Jaraguá do Sul adere ao Sistema de Notificação Eletrônica

Saiba mais:

05/12/2023

Por

Estudante da 5ª fase de Design, curiosa por natureza e apaixonada pelo que faz.

A Prefeitura de Jaraguá do Sul, por meio da Diretoria de Trânsito e Transportes (DTT) da Secretaria de Planejamento e Urbanismo informa que concluiu a adesão ao Sistema de Notificação Eletrônica (SNE), o que permite o pagamento de multas de trânsito com até 40% de desconto.

Jaraguá do Sul adere ao Sistema de Notificação Eletrônica

O diretor da DTT, Gilmar Marietto explica que desde o último dia 24 de novembro, as notificações de autuação e penalidades de multas emitidas pelo Município serão enviadas eletronicamente para aqueles proprietários de veículos que já tiverem aderido ao SNE. “O nosso Município vinha tratando sobre a adesão ao Sistema de Notificação Eletrônica há mais de um ano”, comentou.

 

O Sistema de Notificação Eletrônica, é uma solução criada pela Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) que permite aos proprietários de veículos automotores pagarem as multas de trânsito com até 40% de desconto até a data do vencimento.

 

Isto desde que os condutores autuados optem por não entrar com defesa prévia e nem recurso ou; 20% de desconto até o vencimento se desejar ingressar com recurso (possibilidade que já existe hoje para quem paga o boleto da multa até o vencimento).

 

Podem aderir ao SNE pessoas físicas ou jurídicas:

 

Pessoas jurídicas – para utilizar este sistema a empresa deverá possuir o Certificado Digital e vincular a identificação no Portal Gov.Br. Cumprida essa etapa, é possível acompanhar as infrações no Portal de Serviços do Senatran.jaraguá

 

Pessoas físicas – para aderir ao SNE, o proprietário de veículo automotor deverá estar previamente cadastrado no portal da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) ou no próprio aplicativo da Carteira Digital de Trânsito (CDT),

 

o mesmo utilizado para a Carteira Nacional da Habilitação (CNH) e o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV-e) digitais disponíveis para os sistemas Androide e iOS.

 

No caso de utilização do aplicativo da CDT, o processo para fazer a adesão a esse sistema é bem simples e rápido, sendo que ele também pode ser realizado tanto no Android quanto no iOS. Para isso é importantes seguir os seguintes passos:

 

Passo 1 – Acesse a Google Play ou a App Store e realize o download do aplicativo Carteira Digital de Trânsito. Caso já tenha ele instalado, apenas atualize-o para a última versão disponível.

 

Passo 2 – Abra o aplicativo normalmente e realize o login com a sua conta do portal Gov.Br.

 

Passo 3 – Já na tela principal do APP, clique no ícone representado por “três linhas” e vá em “Preferências”.

 

Passo 4 – Toque em “Sistema de Notificação Eletrônica – SNE”. Agora, leia os termos e condições e, de acordo com eles, marque a caixinha para poder prosseguir e toque em “Aderir”.

 

Realizada a adesão, o acesso ao aplicativo da CDT poderá ocorrer com Chave de Acesso (a ser gerada quando da adesão ao sistema do SNE) ou mesmo pela biometria digital (a depender do aparelho celular ter essa funcionalidade).jaraguá

 

Dentro do aplicativo, a tela principal apresentará quatro funcionalidades:

 

1) Condutor – referente a habilitação digital.

 

2) Veículos – em nome da pessoa.

 

3) Infrações – Para visualização das infrações existentes e também para pagamento com desconto.

 

4) Educação – trata das campanhas e projetos

 

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? Participe do nosso grupo de WhatsApp ou Telegram!

Siga nosso canal no youtube também @JDVonline

Notícias relacionadas

x