Jaraguá tem 14 locais para descarte correto de lâmpadas usadas
O descarte incorreto de lâmpadas usadas pelos consumidores nos domicílios pode provocar problemas ao meio ambiente e à saúde

A Reciclus (Associação Brasileira para a Gestão da Logística Reversa), tem diversos pontos de coleta de lâmpadas queimadas em Jaraguá do Sul. Desde 2017, a Reciclus, entidade gestora responsável pela coleta e destinação ambientalmente correta de lâmpadas no país, já coletou mais de 28 milhões de unidades de lâmpadas fluorescentes, e implantou mais de 3,6 mil pontos de coleta em estabelecimentos comerciais em todo o país.
Notícias de Jaraguá no seu WhatsApp
Fique por dentro de tudo o que acontece na cidade e região.
O descarte incorreto de lâmpadas usadas pelos consumidores nos domicílios pode provocar problemas ao meio ambiente e à saúde. Para evitar isso isso, desde 2017 a Associação Brasileira para a Gestão da Logística Reversa (Reciclus) vem instalando postos para recolhimento gratuito das lâmpadas em estabelecimentos comerciais.
Em Jaraguá do Sul os coletores de lâmpadas estão instalados nas lojas Balaroti, Breithaupt, Brimadec, Ceigon Materiais Elétricos, Comercial Haveg, Comercial Vidota, Conti Elétrica, Cooper, Figueira Material de Construção, Franzner Material de Construção, Geraluz, Lunelli Materiais Elétricos, Marmil Distribuidora e Odorizzi Casa e Construção.
Ao descartar as lâmpadas usadas nesses coletores, os consumidores domésticos têm a garantia da coleta, transporte e destinação ambientalmente correta, por meio de transportadores e recicladores especializados.
Essas lâmpadas possuem metais perigosos, como o mercúrio, e por isso demandam um fluxo específico na coleta e destinação final. O descarte incorreto, no lixo comum, pode acarretar diversos problemas ambientais, como a contaminação do solo, mananciais, animais e vegetação. Além disso, em grandes quantidades, pode prejudicar a saúde humana.
A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) é parceira da iniciativa.
Reciclagem de eletrônicos tem diversos pontos para o descarte
Jaraguá do Sul é uma das cidades de Santa Catarina onde mais se recicla resíduos eletroeletrônicos. A CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas) integra o CDL Recicla, da Federação dos Dirigentes Lojistas há mais de uma década e no período já encaminhou para a destinação correta em torno de 350 toneladas. Em 2022, foram 32 toneladas.
O objetivo é conscientizar a sociedade sobre a importância da coleta seletiva, da reciclagem, da destinação correta dos resíduos e da diminuição do volume de lixo gerado. Pode ser reciclado CPUs e servidor, fontes, memórias, processador, HD drive de CD, cooler, mouse, teclado, estabilizador, notebooks, celular, telefone, walkie talkie, rádio comunicador, aparelhos de som, cabos e fios em geral, impressora, scanner, fax, copiadora, modem, roteador, entre outros.
Os resíduos eletrônicos são considerados prejudiciais ao meio ambiente e apresentam riscos à saúde pública por possuir na composição metais pesados como chumbo e mercúrio. Os pontos de coleta para reciclagem estão instalados na Católica de SC, CDL Jaraguá do Sul, IFSC Centro, Lecimar, Novale Hub – Centro de Inovação, Oesa/Dellys, PEV do Samae (próximo da Arena), Sipar, Unisociesc, Weg I e Weg II.
Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? Participe do nosso grupo de WhatsApp ou Telegram!
Siga nosso canal no youtube também @JDVDigital