Geral

Jaraguá vai construir necrópole vertical com 203 lóculos na Vila Lenzi

Os lóculos são lacrados, de modo a impedir a passagem de líquidos ou gases — que, portanto, não contaminam a terra e os lençóis freáticos, e não alcançam locais onde há circulação de pessoas.

22/10/2020

Por

Jaraguá vai construir necrópole vertical com 203 lóculos na Vila Lenzi

O Governo do Município lançou o edital de tomada de preços destinado a contratação de pessoa jurídica para prestação de serviços de engenharia, com fornecimento de mão de obra para construção de uma necrópole vertical com 203 lóculos e 38 ossuários, totalizando área de 125,22 me, no Cemitério Municipal da Vila Lenzi.

A entrega dos envelopes com a documentação e proposta vai até 4 de novembro, quando serão abertos. O valor máximo da contratação é R$ 312.108,07. Lóculos são os compartimentos, semelhantes a gavetas, onde os corpos são sepultados e devidamente lacrados.

Esses compartimentos são dispostos verticalmente, como se fossem pequenos edifícios, e cada um deles é utilizado para a inumação de apenas um corpo. Esse tipo de sepultamento, acima do solo, é característico dos cemitérios verticais.

Os lóculos são lacrados, de modo a impedir a passagem de líquidos ou gases — que, portanto, não contaminam a terra e os lençóis freáticos, e não alcançam locais onde há circulação de pessoas.

No caso da construção dos lóculos, serão dos tamanhos de 100 cm, 80 cm e infantil, com cinco pisos, segundo o projeto técnico. Os espaços serão utilizados mediante concessão inicial de cinco anos e posteriormente os ossos irão para o ossuário.

Reforma e construção de túmulos devem ser finalizados até sexta-feira

 

A programação e orientações para Finados já estão valendo. Desde quarta-feira (21) a limpeza dos túmulos é permitida apenas com o uso de balde, escovas, vassouras e panos e até sexta-feira deverão ser concluídos os trabalhos de reforma e construção em geral. O local deve ser limpo. Entulho, lixo e demais materiais devem ser recolhidos, garantindo a segurança dos visitantes.

A contar do dia 4 de novembro (quarta-feira), os serviços de reforma e construção podem ser retomados. A administração dos cemitérios municipais solicita que todos cumpram os prazos estabelecidos e tomem as devidas precauções durante os serviços, a fim de não prejudicar aqueles que já prepararam as sepulturas de seus familiares.

Não é permitido acender velas em qualquer local do cemitério, utilizar somente o velário e as cruzes do cemitério para a finalidade. Também não é permitido vasos ou recipientes de vidro, vasos e recipientes com água, arranjos, vasos e recipientes com invólucros plásticos para que não ocorra a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor de várias doenças.

Os cemitérios municipais podem ser visitados diariamente das 7h30min às 18h. Excepcionalmente nas datas próximas ao Dia de Finados, o horário será estendido até as 20h.

A Prefeitura está efetuando a limpeza dos três cemitérios municipais, inclusive com a colocação de pedra britada nos corredores.

Notícias relacionadas

x