Geral

Jaraguaense completa 100 anos e vivencia a segunda epidemia

A jaraguaense vivenciou a gripe espanhola e agora o covid-19

17/04/2020

 A jaraguaense, Brunhild Moeller Diener, festejou 100 anos de vida ontem, mas ainda em tempo, queremos parabenizá-la, afinal um século de vida não é para qualquer um, ainda mais depois de vivenciar duas epidemias: a gripe espanhola e agora o covid-19.

Nascida em 16 de abril de 1920, é filha única do marceneiro, Frederico Moeller (imigrante alemão da Colônia Blumenau, que se estabeleceu no distrito de Jaraguá), e que também construiu as esquadrias da antiga Capela Santa Emília (atual Matriz São Sebastião) e da casa de José Emmendörfer (esquina Marechal de Deodoro e Cel, Procópio Gomes de Oliveira), em Jaraguá do Sul – SC.

Brunhild já morou em Jaraguá, São Bento do Sul, Joinville e atualmente vive em Balneário Camboriú, mas depois do falecimento do marido em 1987, como bem descreveu Layra Olsen, da Gazeta de São Bento do Sul, “a tristeza, com o tempo, foi tomada pelo prazer em viajar”. A filha do seu Frederico foi conhecer o mundo: começou pela Alemanha, Estados Unidos e outros países da Europa.

A saúde vai bem, o segredo: umas cápsulas de alho para não pegar nenhum resfriado, segundo ela.

 

Colaboração do historiador Ademir Pfiffer e agradecimento a Layra Olsen da Gazeta de São Bento do Sul pelo excelente texto sobre a vida centenária Brunhild Diener.

 

Por

Notícias relacionadas

x