Educação

JDV Educação Massaranduba: Campanha doa Bruno Linden

Este ano a Escola Bruno Linden completa 60 anos de Fundação

09/09/2021

Por

JDV Educação Massaranduba: Campanha doa Bruno Linden

Divulgação

Este ano a Escola Bruno Linden completa 60 anos de Fundação. Frei Bruno Linden foi um padre que morou algum tempo em Rodeio e se tornou amigo dos primeiros imigrantes italianos que vieram morar na localidade de Braço Campinas. E em 1961, quando inauguraram a escola. deram o nome dele como homenagem. Bruno Linden era um homem simples e muito caridoso. Segundo a gestora Cleunice Conzatti, “considerando todas as situações de dificuldades que várias famílias de nossa escola estavam passando, decidimos fazer uma campanha de arrecadação de alimentos”.

Para realizar a campanha, a professora de Arte, Karina Rossi, fez um trabalho onde os estudantes deveriam desenvolver um slogan e um desenho sobre a campanha Doa Bruno Linden. Os desenhos finalistas passaram por uma seleção na Secretaria de Educação onde o aluno Adrian Nilsen Krüger, do 9º ano, foi o vencedor. Seu desenho foi utilizado nos bilhetes explicando a campanha e nas redes sociais.

Mas, foi além de uma simples doação. Todos os alunos participaram da campanha que tinha como objetivo despertar a caridade, solidariedade nos estudantes, reconhecer que muitas famílias passam por dificuldades, colocar-se no lugar do colega que nem sempre tem alimento sobre sua mesa.

Foi estabelecido alguns critérios para a entrega das dezoito cestas de alimentos, material de limpeza e de higiene, como por exemplo: mães que cuidam sozinhas de seus filhos, famílias carentes.

Cada família veio a escola onde foi repassado sobre a importância do acompanhamento das atividades escolares de seus filhos, a necessidade de conversar com os filhos e dar o carinho e atenção que precisam, bem como de estar próximos numa parceria em benefício dos filhos. As 18 famílias demonstraram muita alegria e gratidão pelo gesto de bondade da comunidade escolar Bruno Linden.

Música na escola

No município de Massaranduba há um importante trabalho de educação musical desenvolvido na banda municipal, com aulas de instrumentos de sopros como: saxofone, clarinete, flauta transversal, trompete, eufônio, percussão, teoria musical, etc.

Além das aulas de instrumentos variados e percussão outros alunos da rede municipal/estadual de ensino também podem ter aulas de iniciação musical com flauta doce ou violão. As aulas são realizadas nas segundas-feiras na Escola Bruno Linden, e nas terças, quartas e quintas-feiras na sala da banda, que fica anexo ao ginásio de esportes da Escola Pedro Aleixo.

Festiva municipal da poesia

No mês de agosto aconteceu na EMEF Padre Bruno Linden, a seletiva interna para participação do Festival Municipal da Poesia. Dentre as categorias estabelecidas para inscrição, as turmas do 1º ano B e do 2º ano, da professora Josiane Cardozo Kieckhoefel, auxiliares Paula Thais Staehelin (2º ano) e Jane Cristina Cristofolini de Souza (1º ano B), optaram por participar da intitulada “Autoria Própria”.

Nesta, os estudantes escreveram uma poesia coletiva, em comemoração aos 60 anos do município de Massaranduba. Foi um momento de muita aprendizagem, com efetiva participação e interação das crianças, atentando-se para as particularidades deste gênero textual.

MINHA AMADA MASSARANDUBA

1º ANO B

 

LINDA MASSARANDUBA

UMA TERRA PRODUTIVA

NOSSO POVO TE SAÚDA

TE APLAUDE, TE CONVIDA,

VEM CANTAR,

VEM DANÇAR,

COMEMORAR COM A GENTE

60 ANOS,

COM ALEGRIA,

FESTEJA O POVO MASSARANDUBENSE!

 

 

60 ANOS: HISTÓRIAS E MEMÓRIAS

2º ANO

 

MASSARANDUBA QUERIDA,

MINHA TERRA PREFERIDA,

COM SEUS LINDOS ARROZAIS,

REPRESENTA NOSSO SUSTENTO

E NOSSA FAMÍLIA, ALEGRAIS!

HOJE NOS REUNIMOS

PARA COMEMORAR ESTA DATA.

60 ANOS, TE SAUDAMOS!

PELA SUA EMANCIPAÇÃO, TE ACLAMAMOS!

E PARABENIZAMOS CADA TRABALHADOR

QUE AQUI FEZ HISTÓRIA,

CONSTRUIU MEMÓRIAS,

E CONQUISTOU VITÓRIAS.

PARABÉNS, MASSARANDUBA!

 

A poesia do 1º ano B foi a escolhida na seletiva interna e também foi vencedora na etapa municipal.

O QUE NÃO TEM PREÇO

Vivemos em uma sociedade cada vez mais consumista, onde o TER muitas vezes se sobrepõe ao SER. Assim, objetivando transcender essa visão e, além disso, trabalhar com aspectos relacionados aos procedimentos de escrita, como ortografia, organização, coerência e coesão, trabalhamos com o poema “O que não tem preço” de Jonas Ribeiro.

[…]

UMA CAIXA DE LÁPIS DE COR TEM UM PREÇO.

FAZER UM DESENHO COLORIDO

NÃO TEM PREÇO.

[…]

UMA REDE DE BALANÇO TEM UM PREÇO.

TIRAR UM COCHILINHO NA REDE

NÃO TEM PREÇO.

[…]

UM PAR DE CHUTEIRAS TEM UM PREÇO.

JOGAR COM OS AMIGOS NÃO TEM PREÇO.

[…]

UMA BICICLETA TEM PREÇO.

PEDALAR NUM DIA ENSOLARADO

NÃO TEM PREÇO.

[…]

UMA FESTA DE ANIVERSÁRIO TEM UM PREÇO.

COMEMORAR MAIS UM ANO NÃO TEM PREÇO.

A partir desta poesia, cada estudante do 2º ano do ensino fundamental, da professora Josiane Cardozo Kieckhoefel, e auxiliar de sala, Paula Thais Staehelin, produziu novas estrofes, ilustrando-as, atribuindo sentido ao que o dinheiro não compra.

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? CLIQUE AQUI e participe do nosso grupo de WhatsApp!

Notícias relacionadas

x