Educação

JDV Educação Massaranduba: CEI “Mundo Infantil”

Essas práticas corporais são de suma importância para criar e expandir habilidades motoras para viver o cotidiano

10/08/2022

Autonomia da criança na educação física – O professor de educação física Felipe da Silva produz atividades que desenvolvem a autonomia no que diz respeito à coordenação motora da criança, utilizando circuitos que dão oportunidades para o aluno subir e descer escada, saltar, se equilibrar, se levantar, etc.

Essas práticas corporais são de suma importância para criar e expandir habilidades motoras para viver o cotidiano. Junto com isso, a relação de confiança e parceria entre o aluno e o professor também fica consolidada, já que o professor a todo o momento auxilia o aluno em suas dificuldades.

Cores na Educação Infantil: contribuindo para o desenvolvimento da capacidade motora e cognitiva

Prática educativa desenvolvida pela professora Marilene Schorck Wroblewski e realizada com o auxílio das auxiliares de sala Morgana M. Maiochi e Elen B. Borchardt, nos períodos matutino e vespertino com a turma do Jardim. Com a finalidade de contemplarmos os cinco campos de experiências existentes na Diretriz Municipal da Educação Infantil:  o eu, o outro e nós; corpo, gestos e movimentos; traços, sons, cores e formas; escuta, fala, pensamento e imaginação; espaços; tempos, quantidades, relações e transformações e com o intuito de desenvolvermos alguns conceitos-chaves por meio da interação, do deslocamento, das cores, da comunicação, finalizando com noções de espaço e tempo, sempre pensando no desenvolvimento integral da criança.

Sendo assim, alguns objetivos específicos de aprendizagem e desenvolvimento foram executados relacionados a temática: manter interações que gradativamente tenham uma maior duração, uma maior intenção de continuidade e uma maior complexidade de relações nas suas brincadeiras dirigidas; seguir orientações verbais e visuais simples em situações de brincadeiras, adquirindo maior domínio de seus movimentos corporais, desenvolvendo habilidades motoras e o controle de seus movimentos no deslocamento do espaço, alternando posições: mãos e pés (direito e esquerdo) e noções como a frente e atrás; utilizar diversas cores em suas produções e fazer nomeação de principais cores utilizadas; estabelecer comunicação através da linguagem oral e corporal a fim de interagir com o adulto ou com outra criança; identificar o lugar de pessoas e objetos conforme espaço que utilizam (dentro, fora, perto, longe…).

Conclui-se, que no contexto da educação integral diz respeito a compreensão de que a educação, enquanto processo formativo, devemos pensarmos no desenvolvimento integral das crianças e nas suas múltiplas dimensões: física, intelectual, social, emocional e simbólica.

2º Risoto

No dia 23 de julho aconteceu o 2º Risoto do CEI Mundo Infantil. O evento foi organizado pela a APP e Equipe Escolar. Agradecemos a todo que colaboraram para que este evento fosse um sucesso.

Me divirto dançando

A música é cultura, história, conhecimento e, acima de tudo, uma experiência que marca e cria memórias.

É através da música que a criança conhece melhor a si mesma, obtêm habilidades e expressões corporais, socialização e interação. Desta maneira, a professora Cirlei e as auxiliares Ester e Nadine, desenvolveram várias atividades, usando a música e a dança como interação social, proporcionando muita diversão e bem estar, vivenciando vários ritmos musicais, danças e brincadeiras, desenvolvendo a auto estima. A que mais se destacou foi à dança de salão, onde até as crianças mais tímidas participaram.

Crianças e seus movimentos

Através de estímulos coletivos e individuais, as crianças realizam as atividades conforme sua individualidade e leitura do mundo no qual estão inseridas. Situações relacionadas à coordenação motora grossa e fina são exploradas com intuito de colaborar com o desenvolvimento integral, sendo que aspectos cognitivos e sociais estão interligados com as atividades/estímulos.

As vivências escolares na Educação Infantil se efetiva quando se respeita as especificidades da infância e quando se reconhece a criança como um sujeito de direitos. Reconhecendo esta importância o professor Guilherme, de Educação Física, desenvolveu vivências de aprendizagem que aconteceu de forma significativa.

Escalada: o novo brinquedo do CEI

Com o objetivo de desenvolver e aprimorar a coordenação motora através das brincadeiras, as professoras Marcia e Vânia juntamente com as auxiliares Bruna e Erci proporcionaram uma escalada divertida para as crianças, desenvolvendo ao máximo a sua resistência, força e potencial. Assim, enquanto brincam se divertem com os amigos, criando laços afetivos interagindo com os demais.

Pereira (2007) nos dá alguns benefícios da escalada quando trabalhada de forma lúdica: desenvolvimento de velocidade, resistência, força, estratégia, habilidades motoras, trabalho em grupo, percepção, atenção, equilíbrio dinâmico e precisão de movimentos. Confira você também como foi divertido e com muita aprendizagem significativa.

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