Educação

JDV Educação Massaranduba: CEI Padre Aldolino Guesser

Foram realizadas com a turma muitas brincadeiras, interações e vivências envolvendo diferentes situações de aprendizagem

01/12/2021

“Esse sou Eu…”

O projeto “Esse sou Eu”, desenvolvido na turma do Jardim pela professora Maira Aparecida D. Vinter e suas auxiliares de sala Gabriele W. Sikorsky e Isolde B. Saplinski, surgiu com o intuito de possibilitar às crianças experiências nas quais elas pudessem se reconhecer e construir a sua identidade e autonomia. Para isso foram realizadas com a turma muitas brincadeiras, interações e vivências envolvendo diferentes situações de aprendizagem: as crianças se familiarizaram com a imagem do próprio corpo e de seu nome, identificaram também os membros de sua família, desenvolvendo assim a independência, a autoconfiança e a autoestima.

“Mercadinho do pré-escolar”

As turmas do Pré-Escolar I e II juntamente com a professora Gisele dos Santos construíram o “Mercadinho do Pré-Escolar”. Esse espaço foi construído com as crianças, utilizando como mercadorias embalagens vazias que as mesmas trouxeram de casa. O “mercadinho” fez parte do projeto “Brincar e Aprender” e proporcionou muita diversão e aprendizagem: as crianças puderam brincar de fazer compras, aprender os números visualizando os valores presentes nas embalagens, bem como as letras nas marcas dos produtos.  Esse movimento também possibilitou às crianças o contato com diferentes gêneros textuais como folhetos, receitas, listas, etc., trabalhando assim a função social da escrita e o desenvolvimento da leitura espontânea.

“Moradias, casas coloridas, moradas de alegria”

A turma do Jardim trabalhou o Projeto “Moradias, Casas Coloridas, Moradas de Alegria”, coordenado pela professora Maira D. Vinter e suas auxiliares de sala Gabriele W. Sikorsky e Isolde B. Saplinski. Entre as atividades que foram desenvolvidas, uma foi a “construção” de uma maquete representando as casas das famílias da turma do Jardim. Por meio desse movimento, as crianças puderam relatar suas experiências no convívio familiar, aspectos da sua moradia, bem como perceberam também os diferentes tipos de moradia, o que é um tema importante a ser trabalhado.

De modo geral, o projeto também proporcionou trabalhar com as crianças diversos conceitos como o uso de materiais para a construção de casas, de acordo com a região onde se mora, a diferença cultural e também a moradia dos animais, uma vez que eles também têm o seu lugar e que muitos deles, constroem suas próprias casas. Também foram desenvolvidas outras propostas como jogos, brincadeiras, experiências envolvendo formas geométricas, cores e pesquisas que estimularam as crianças por meio de diferentes vivências.

É importante destacar que ao explorarem os diferentes tipos de moradias que existem as crianças aprenderam coisas novas, criaram, aguçaram a imaginação e a criatividade, conheceram e fizeram suas descobertas de maneira significativa.

Descobrindo as letras e os números…

A professora Gisele dos Santos realizou com a turma do Pré-Escolar II uma atividade lúdica que proporcionou muitas assimilações e aprendizagens.  Essa atividade também faz parte do projeto “Brincar e aprender” e possibilitou trabalhar com as formas geométricas, as cores, as letras e os números: cada criança escolhia uma forma geométrica e uma cor, a professora revelava o que havia atrás da forma escolhida, que poderia ser uma letra ou um número.

Quando era uma letra as crianças falavam palavras, nomes dos colegas da sala ou familiares que iniciavam com essa letra e quando aparecia um número, as crianças realizavam pequenas contagens, utilizando materiais alternativos como peças de madeira e blocos de montar.

“Que gosto será que tem?”

O projeto “Que gosto será que tem?” desenvolvido com a turma do Maternal Misto pela professora Leticia R. Szczepanski e auxiliar de sala Jordana Decker surgiu da necessidade de estimularmos o consumo de alimentos saudáveis, dentre eles destacamos a importância de comer as frutas que são oferecidas no cardápio, pois as crianças eram bem seletivas na hora de escolher, consumindo somente as frutas de sua preferência.

Assim, o projeto surge com intuito de estimular bons hábitos alimentares e incentivar o consumo de alimentos que não eram bem aceitos pela turma. Dentre as diversas propostas, realizamos a experiência de degustar um espetinho de frutas que foi um sucesso, pois acabou despertando a curiosidade de provar novos sabores.

Primavera: a estação do ano mais colorida chegou…

No mês de setembro se iniciou a primavera, a estação mais colorida do ano e pensando nisso, as professoras de Artes e Musicalização, Myllene H. F. Temporini e Fabiana M. Miliauskas, recriaram com as turmas da Pré-Escola, um dos Jardins de Monet (Ponte Japonesa), utilizando materiais recicláveis. Para recriar o Jardim de Monet, as crianças observaram imagens na internet que apresentavam os Jardins de Monet (pintor francês).

Em 1883, Monet alugou uma casa que passou ser sua propriedade em 1890, quando foi comprada pelo artista que morou ali até a sua morte em 1926. Durante todos esses anos Monet cultivou jardins, produzindo o seu próprio cenário para suas obras. Já na entrada dos jardins se tem um choque de cores. Monet retratou em muitas de suas de suas obras a famosa Ponte Japonesa, o jardim escolhido para ser recriado com as crianças

Por meio dessa experiência as crianças realizaram a releitura de obra de arte a partir da observação, narração, descrição e interpretação de imagens e objetos, bem como experimentaram e exploraram diferentes objetos e materiais para expressar sua imaginação, criatividade e fantasia. Também é importante destacar que essa atividade teve o intuito de aguçar nas crianças o cuidado com o meio ambiente, através do aproveitamento de diferentes materiais que foram utilizados na releitura da obra.

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? CLIQUE AQUI e participe do nosso grupo de WhatsApp!

Notícias relacionadas

x