Educação

JDV Educação Massaranduba: Centro de Educação Infantil Adolino Guesser

Esse movimento contemplou brincadeiras dirigidas, resgates de brincadeiras antigas, materiais e objetos variados

29/06/2022

Por

JDV Educação Massaranduba: Centro de Educação Infantil Adolino Guesser

Divulgação

Semana Mundial do Brincar

O CEI Padre Aldolino Guesser aderiu a Semana Mundial do Brincar (convite realizado pelo movimento “Aliança pela Infância”) que aconteceu entre os dias 21 a 29 de maio e teve como temática “Confiar na Força do Brincar”. A instituição promoveu ações diferentes em relação ao brincar… Cada turma organizou um espaço para que as crianças pudessem participar de diferentes brincadeiras, incentivando assim o brincar. Esse movimento contemplou brincadeiras dirigidas, resgates de brincadeiras antigas, materiais e objetos variados. Para dar maior visibilidade ao movimento, convidamos também às famílias para participarem: cada família recebeu como desafio organizar um momento para brincar e interagir com a criança.

“Espaço da Aventura”

O Projeto Criativo Ecoformador (PCE – 2022) “A Revitalização dos Espaços do CEI” que será desenvolvido pelo CEI Padre Aldolino Guesser, visa transformar com as crianças e as famílias os diferentes espaços da instituição a fim de despertar nas mesmas o interesse em usufruir estes ambientes para que se desenvolvam de forma integral, através das brincadeiras e interações.

Frente a isso, as professoras Kawana M. B. Moreira e Luana T. Taques, da turma do Jardim, iniciaram um movimento para construir no CEI o “Espaço da Aventura”. No mês de maio as professoras realizaram com as crianças a epítome para dar início às ações que serão desenvolvidas: a turma participou, vivenciando a experiência de “descer” em uma tirolesa.

Além de ser motivante e prazeroso, o principal objetivo do “Espaço Aventura” é proporcionar experiências desafiadoras desenvolvendo inteligências múltiplas, através de habilidades sócio afetivas, motoras e cognitivas,  aguçando assim o desenvolvimento integral das crianças.

Semana do Meio Ambiente

A Semana do Meio Ambiente é celebrada com o objetivo de promover atividades de proteção e preservação, bem como alertar a sociedade sobre os perigos de negligenciarmos a tarefa de cuidar do mundo em que vivemos. Pensando nisso, a turma do Jardim juntamente com as professoras Kawana M. B. Moreira e Luana T. Taques trabalharam esta temática tão importante.

Em um primeiro momento, a turminha conversou sobre o tema, identificando assim o que se pode fazer para preservar o meio ambiente ao nosso redor. Em um segundo momento as crianças exploraram os arredores do CEI, observando a poluição e recolhendo os lixos que haviam pelo caminho. Essas ações tiveram como o intuito despertar a consciência ecológica nas crianças, valorizando assim o meio ambiente.

História “O gato xadrez”     

             

As turmas da Pré-Escola juntamente com a professora  Lidiane da Silva Ribeiro Jaroczinski, na disciplina de Arte e Musicalização, realizaram a contação de história do “O Gato Xadrez”. Esta atividade teve  como intuito desenvolver  a imaginação, a atenção e a concentração, apresentando também cores e rimas através dos versos.

As crianças foram  instigadas a descobrir as cores e rimas bem como quais eram as características do gato na história e ficaram ansiosas pela realização da dobradura e pintura dos gatos, explorando assim diversos materiais. As crianças demostraram grande participação, curiosidade e dedicação em realizar a atividade.

Foi um momento de grande aprendizado, trabalhando a participação, a  atenção, a concentração, aguçando a curiosidade.

Projeto “O Mundo Animal”

O projeto “O Mundo Animal”, ministrado pelas professoras Ana Paula Chiodini Otto e Tainara Gabriele Back, juntamente com as auxiliares Gabriele Wachsmann e Simone Jaroczinski Laffin, está sendo desenvolvido com a turminha do Berçário Misto. O interagir e o brincar com os animais são propostas de sensibilização em relação à natureza e tem muito sentido para os bebês. Observar formigas, minhocas, peixes ou pássaros, por exemplo, é uma rica fonte de aprendizagem sobre cores, movimentos, formas, sons e relações entre os bichos e o meio ambiente.

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? CLIQUE AQUI e participe do nosso grupo de WhatsApp!

Notícias relacionadas

x