Educação

JDV Educação Massaranduba: Centro de Educação Infantil Vidalina Xavier

As professoras Diva Alice Sadzinski Martini e Rosani Sueli Kuczkowski argumentam que através da ludicidade pode-se educar as crianças

01/12/2021

Por

JDV Educação Massaranduba: Centro de Educação Infantil Vidalina Xavier

Divulgação

A obrigatoriedade da Lei nº 10.639/03, que altera a LDB (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional) visa cumprir o currículo escolar que direciona ao conhecimento e ao respeito à cultura afro-brasileira dentro da instituição escolar. Com as crianças pequenas também é possível trabalhar essa questão para que desde cedo adquiram uma consciência crítica com atitudes positivas de respeito e valorização étnico-racial.

As professoras Diva Alice Sadzinski Martini e Rosani Sueli Kuczkowski argumentam que através da ludicidade pode-se educar as crianças para a quebra de preconceitos, promovendo a inclusão social das etnias para uma convivência saudável no espaço em que estão inseridas. Foi através de Contos infantis (Menina Bonita do Laço de Fita, autora: Ana Maria Machado), (O Cabelo de Lelê, autora: Valéria Belém, imagens, pinturas e cantigas que trabalharam a importância dos negros e pardos na construção da identidade do povo brasileiro.

Conhecendo nosso Município

A comemoração de aniversário do nosso município foi enfatizada em nossa Instituição de diferentes formas. Iniciamos pela história de que os primeiros imigrantes a ocuparem nossa cidade foram alemães, seguidos por italianos e poloneses. Posteriormente, foi ressaltado no mapa de Massaranduba exposto em sala, a localização do nosso Centro de Educação Infantil, bem como as residências de nossos estudantes, todas situadas no bairro Benjamim Constant e proximidades.

Esta turma de Pré-escolar, motivado pelas professoras Joice C. E. Kasmirski e Tatiane Kasmirski coletaram e trouxeram para exposição produtos cultivados em nossa região. É motivo de orgulho sabermos que este tipo de agricultura realizada e gerida, predominantemente, pela própria família e que representa principal fonte de renda desta. Mas, ainda que desenvolvida em terras menores, a agricultura familiar tem grande importância para economia e para segurança alimentar em todo o mundo.

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? CLIQUE AQUI e participe do nosso grupo de WhatsApp!

Notícias relacionadas

x