Educação

JDV Educação Massaranduba: Conheça a E.E.F. Alto Luiz Alves

A disciplina de centro de interesse tem como objetivo principal sanar a curiosidade do aluno

17/11/2021

Curiosidade: Como se faz a pizza?

A disciplina de centro de interesse tem como objetivo principal sanar a curiosidade do aluno, ou seja, induzi-lo a fazer perguntas e elaborar hipóteses, a fim de que o professor seja mediador na análise do experimento. Tudo partiu de uma lista onde cada aluno citou a sua curiosidade no início do ano e, por meio disto, a professora juntamente com os alunos pesquisaram o determinado tema, mostrando vídeos e realizaram aula prática.

Um dos destaques desse semestre foi a curiosidade: Como é feito a pizza?

A professora trouxe um pouco da história da pizza, explicou e finalizou com um vídeo.

A empolgação tomou conta e parte do conteúdo que foi passado nas aulas teóricas eles comentavam no momento da preparação da receita, trazendo relatos de experiências próprias feito com a família.

Após isso realizamos a aula prática. Fizemos uma pizza, onde cada aluno participou dessa deliciosa aula.

O jogo na resolução de problemas

A atividade proporcionada a turma do 3º ano teve a intenção de possibilitar aos alunos, através do jogo do badminton, o desenvolvimento de capacidades coordenativas, equilíbrio, velocidade e diferentes estratégias para a análise, interpretação e resolução de problemas.

As professoras desenvolveram o projeto Badminton com suas etapas e objetivos a serem alcançados e, após o estudo das empunhaduras, foi lançado o desafio de tentar golpear a peteca por um intervalo de tempo de quinze minutos.

Ao final dos quinze minutos registraram numa tabela a quantidade de golpes, que ao retornar a sala de aula elaboraram e resolveram várias situações-problemas utilizando os dados da tabela e, para finalizar, organizaram um gráfico.

O jogo é um problema em movimento. É um problema dinâmico, limitado pelas regras e dependente da ação dos jogadores. Jogar é uma forma lúdica de resolver um problema desafiando e motivando os alunos a pensar, pois ao jogar, os alunos encontram prazer e significado na atividade a ser desenvolvida.

Caça ao Tesouro

O hábito da leitura deve ser estimulado ainda na infância para que o indivíduo aprenda cedo que ler é algo importante e, acima de tudo, prazeroso. Uma leitura realizada com prazer desenvolve a imaginação, a escuta atenta e a linguagem das crianças.

Por isso, com o objetivo de favorecer momentos de prazer em grupos e criar o hábito de escutar e ler histórias, os alunos do 1º e 2º anos realizaram atividades diferenciadas com a história “Teo e a caça ao tesouro”, através do projeto Livro Livre – Literatura para todos.

Realizamos uma divertida caça ao tesouro, separamos em equipes com cores e nomes de animais, resolvemos enigmas e charadas referentes a temas de aula e sobre a escola envolvendo as demais disciplinas com a tradução e pronúncia de algumas palavras em Inglês, após acharmos o tesouro (eram os livros), seguimos usando-o para as nossas atividades em sala de aula, contação de histórias, teatro, interpretação, entre outros, vivenciando o fazer coletivo.

Observação de Microrganismos no Microscópio

A curiosidade prepara o cérebro para a aprendizagem e torna a aprendizagem subsequente mais gratificante. Ou seja, a curiosidade está intimamente ligada com o processo de aprendizagem das crianças, pois, além de preparar o cérebro, também pode tornar o aprendizado uma experiência mais prazerosa e efetiva. Pensando nisso a turma do pré-escolar trouxe para a sala de aula a problemática: “A joaninha é o animal mais pequeno do mundo? ” Pensando em sanar tal curiosidade, a turma conheceu um pouco mais sobre a joaninha: A joaninha é mesmo o menor animal do mundo?

Não! A joaninha chega a medir 6 a 8 mm e não é considerada o menor animal do mundo. Para provar que existem outros animais ainda menores, a turma do pré-escolar pode observar na prática através da exploração na composteira. Ou seja, a turma foi até a composteira onde viu inúmeros microrganismos que são menores que a joaninha. Alguns destes foram perceptíveis a olha nu, no entanto, outros só foi possível sua visualização através do microscópio.

E aí veio à tona mais um aprendizado, o uso da ferramenta (microscópio) para a visualização. A curiosidade tomou conta, tanto para observar o microrganismo como também para a utilização da ferramenta. A satisfação no uso do aparelho foi gratificante.

Nossas Histórias, antigas memórias

Conhecer o passado de nossa cidade para resgatar a memória, a cultura, a identidade e costumes é uma forma de analisarmos mais a fundo a história dos nossos antepassados. Com isto a turma do Pré I e Pré II, juntamente da Professora Cheila C. R. Ronchi e suas auxiliares Andriéli M. Domingues e Karoline Stringari, trabalharam o tema município, com o objetivo de celebrar os 60 anos de emancipação de Massaranduba.

Para homenageá-lo, além de uma carta feita juntamente com os alunos da turma que será depositada na cápsula do tempo, os alunos também confeccionaram a bandeira do município, trabalhando com o próprio corpo para realizar a confecção. Parabéns Massaranduba pelo seu 60° aniversário de emancipação!

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? CLIQUE AQUI e participe do nosso grupo de WhatsApp!

Notícias relacionadas

x