Educação

JDV Educação Massaranduba: Conheça a EMEF Prof. Maria Machado Kreutzeld

A escola desenvolve PCE vida saudável, projeto se liga na grana, alimentação saudável entre outras atividades |

20/10/2021

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PCE vida saudável

A EMEF Professora Maria Machado Kreutzfeld, juntamente com o Pré-Escolar Cantinho da Amizade, desenvolve neste ano de 2021, o Projeto Criativo Ecoformador (PCE) Vida Saudável. Trata-se de uma metodologia ativa, pautada em estratégias de ensino centradas na participação efetiva dos estudantes para a construção do processo de aprendizagem, de forma flexível, interligada e híbrida.

Entre as maneiras de possibilitar a aprendizagem ativa, foram utilizados as aulas temáticas, a resolução de problemas e o método de projetos, que visam dinamizar os processos de ensino e aprendizagem, partindo do interesse e da necessidade dos estudantes, além de proporcionar a formação integral e significativa. Dessa maneira, envolve os pressupostos da criatividade, complexidade e transdisciplinaridade, que englobam a Ecoformação, em sintonia com a Educação para o século XXI.

O objetivo geral do PCE consiste em proporcionar práticas e reflexões sobre os componentes que constituem uma vida saudável, para desenvolver hábitos sustentáveis de cuidados consigo, com os outros e com o meio. Interligado com o projeto, foram desenvolvidos alguns dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), os quais referem-se ao apelo global à ação para erradicar a pobreza, proteger o meio ambiente e o clima e garantir que as pessoas, em todos os lugares, desfrutem de paz e de prosperidade.

Quem planta, colhe!

O Projeto Horta Escolar, vinculado ao PCE Vida Saudável, desenvolvido de maneira integrada entre as turmas e componentes curriculares, em parceria com a Cooperativa Juriti, Secretaria de Educação e Comunidade, tem por objetivo estimular o protagonismo, a autonomia, o senso de cuidado e respeito pela natureza ao proporcionar vivências e aprendizagens significativas. Ao longo do processo foi possível compreender conceitos de condições climáticas, nutrientes, unidades de medidas, tipos de solos, entre outros. Por meio da pesquisa, prática, observação e tratamento dos dados coletados, adquiriu-se conhecimento a partir da vida e para a vida.

Projeto se liga na grana

O Projeto “Se liga na grana”, desenvolvido com as turmas do 1º ao 5ª Ano pelas professoras Maria Carolina Jarocinski e Rosane Pereira Walz, pauta-se na temática da educação financeira, a qual visa propiciar que as crianças aprendam a diferenciar necessidades de desejos e a perceber as possibilidades limitadas que o dinheiro pode atender, além de aprender que podem sonhar com um futuro financeiro melhor.

Dessa maneira, o objetivo geral visa refletir sobre o valor do dinheiro, das coisas e dos recursos naturais, para demonstrar comportamentos conscientes em suas decisões no dia a dia. O projeto conta ainda com a parceria da Viacredi e da Secretaria da Educação, para a aquisição de materiais e formação dos professores.

Alimentação saudável

Pensando na qualidade de vida tanto física, quanto mental, é importante garantir que a alimentação seja saudável, por meio da variedade, equilíbrio e controle de quantidade e qualidade dos alimentos que são ingeridos, garantindo assim, que o organismo esteja recebendo todos os nutrientes que ele precisa com segurança.

Neste sentido, o Projeto “Alimentação Saudável”, desenvolvido no ano de 2021, com as turmas do pré-escolar ao 5º ano do ensino fundamental, pelas professoras Danusa Gisele R. Petry, Maria Carolina Jarocinski, Helen Janaina B. Pinto e Rosane Pereira Walz, tem por objetivo desenvolver as habilidades de: Compreender o que é alimentação saudável, citando exemplos de frutas, legumes, verduras, grãos, proteínas e carboidratos; Saber como os nutrientes são obtidos; Entender como o organismo humano produz energia; Compreender a definição de nutrientes, alimentação equilibrada, grupos de alimentos e exemplos de lanches saudáveis; Conhecer a Pirâmide Alimentar e entender a importância de uma alimentação saudável e da prática de exercícios físicos para um vida equilibrada e harmônica.

Ginástica na escola

Incentivar a prática de atividades físicas na infância é muito importante para um crescimento saudável, além de contribuir para o aumento da autoestima. Neste sentido, a atividade “Ginástica na Escola”, vinculada ao PCE Vida Saudável, foi desenvolvida nas aulas de educação física pela professora Jéssica da Silva, com as turmas do Pré-Escolar ao 5º Ano, adaptada conforme cada nível de ensino.

O objetivo da atividade consistiu em vivenciar a ginástica na escola por meio de seus elementos básicos: deslocamentos, equilíbrio e acrobacias, bem como explorar diferentes qualidades e dinâmicas do movimento, buscando desenvolver através de experiências lúdicas, noções de lateralidade, espaço e tempo. Foram momentos de muita diversão e aprendizado.

Projetos valores

Os valores determinam a conduta moral e ética das pessoas. Para tanto, podem ser explícitos ou implícitos e visam a convivência harmônica e pacífica entre as pessoas. Neste sentido, o Projeto Valores, desenvolvido com as turmas do 1º ao 5º ano, amparado por uma educação que prima pela cultura da paz, tem por objetivo geral, desenvolver valores e atitudes para uma sociedade mais justa, harmônica, pacífica e consciente.

Dessa maneira, espera-se que os estudantes possam, por intermédio das atividades realizadas desenvolver empatia e senso de cooperação; entender conceito de certo e errado; refletir e praticar boas maneiras; desenvolver a tomada de consciência e autoconfiança; identificar diferentes tipos de comportamentos; administrar os problemas com atitudes de respeito e gentileza; não se calar diante da injustiça; combater o bullying; além de administrar conflitos sem recorrer à violência e aplicar valores na prática.

Brincadeira é coisa séria

A brincadeira auxilia na formação, socialização e no desenvolvimento de habilidades psicomotoras, sociais, cognitivas, físicas e emocionais das crianças.  Dessa maneira, o parque e o bosque são excelentes lugares para explorar as cores, luzes, sombras, texturas e formas, onde é possível manifestar toda a sua imaginação e criatividade.

Neles, pode-se exercitar as percepções sensoriais por meio de materiais naturais e artificiais. Com o objetivo de proporcionar vivências e aprendizagens lúdicas, a turma do pré-escolar desenvolve atividades ao ar livre e em contato com a natureza, a fim de permitir que a criança explore as relações de causa e efeito na interação com o ambiente; interaja com outras crianças, adultos e espaços; manipule materiais, objetos, brinquedos e texturas.

Pois, brincando também se aprende!

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