Educação

JDV Educação Massaranduba: Conheça o CEI Hulda Cardoso

Com esse projeto busca-se justamente despertar nas crianças a aprendizagem do respeito com os animais

06/10/2021

Interesse e preservação do Meio Ambiente

As crianças do Berçário II junto com as suas professoras Leidiane Hass Hafemann e Elizete Cristina Nilsen Kreiss estão vivenciando momentos ricos de aprendizagem e de desenvolvimento de sua consciência ambiental.

Com esse projeto busca-se justamente despertar nas crianças a aprendizagem do respeito com os animais que são seres vivos importantes para as nossas vidas, como componentes da natureza e da valorização ao meio ambiente.

Contando com vivências tanto internas como as visitas especiais de alguns animais quanto externas, onde as crianças podem observar e entrar em contato com os bichinhos. Essas experiências promovem além do desenvolvimento do respeito pelo meio Ambiente, a ampliação do senso de proteção, carinho e amor.

Curiosas por natureza, as crianças apreciam explorar as mais diversas situações e quando estas envolvem animais, a diversão é garantida.

Brincando de casinha com o jardim

Quem não gosta de brincar de casinha? Independente do gênero, todas as crianças demonstram gostar dessa brincadeira, porque por meio dela, na maioria das vezes, retratam sua vida em família, aliado a uma dose de criatividade e imaginação.

Como forma de utilizar todos os espaços do Centro de Educação Infantil, o ambiente externo da sala do Jardim foi modificado para montar uma casinha, com direito a todos os móveis e utensílios possíveis, imitando uma casa de verdade.

O faz de conta permite que a criança descubra o mundo de forma lúdica e prazerosa, com a imaginação à solta as crianças criam e recriam situações de seu cotidiano, como por exemplo, fazendo receitas, demonstrando preferências, fazendo suas próprias escolhas, desenvolvendo assim, a sua autonomia.

As idealizadoras e executoras do novo espaço são as professoras Rosana Kátia Massanero, Ângela Girolometto Kuhn e Simone Maria Schmitz Mueller, além da prestativa colaboradora, Sandra Regina Gesser Martina.

Nem é preciso dizer o quanto que as crianças amaram o espaço, além de divertido. As crianças, aos poucos, vão internalizando conceitos importantes através da interação com seus colegas, transformando esses momentos em ricas aprendizagens.

Estímulo certo, na medida certa!!

As aulas de educação física do professor Tafarel Ansiliero sempre fazem sucesso entre as crianças. É um momento diferenciado, onde as capacidades motoras são trabalhadas das mais diversas formas, respeitando as potencialidades e dificuldades de cada criança.

São vários os estímulos realizados ao mesmo tempo e, cada criança, independentemente da idade, encontra-se em determinada fase de desenvolvimento, por isso, a necessidade de promover atividades diversificadas que instiguem a curiosidade e auxiliem na ampliação do desenvolvimento cognitivo, social e motor.

É evidente a importância das aulas de educação física desde a turma do berçário, porque quanto antes as crianças forem estimuladas, maiores serão as possibilidades de um bom desenvolvimento físico e intelectual.

As crianças não conseguem ficar paradas por muito tempo, pois o movimento faz parte de sua natureza e, é por meio destes, que amplia seu repertório, que dá sentido e significado ao seu entorno.

Um passeio divertido com as turmas do berçário II e jardim

As turmas do Berçário II e do Jardim, acompanhados pelos professores Leidiane Hass Hafemann, Elizete Cristina Nilsen Kreiss, Mariléia Deretti Finassi, Rosana Kátia Massanero, Ângela Girolometto Kuhn e Tafarel Ansiliero, realizaram um passeio super divertido, um piquenique na casa do Sr. Cláudio Morsch, que gentilmente cedeu sua propriedade para exploração dos nossos pequenos.

Foi uma manhã diferente, onde as crianças tiveram contato com alguns animais como porco, galinha e cavalo, algumas crianças inclusive arriscaram a montar no cavalo, tornando o processo de aprendizagem ainda mais efetivo. Nossa, quanta aventura!

Depois de passear pela propriedade e conhecer seus habitantes, foi servido um delicioso lanche e ainda sobrou tempo para explorar o local, que possui uma área extensa de gramado e pasto, com outras brincadeiras.

Após brincarem e se divertirem muito, a turma do Jardim ganhou uma carona na Tobata do Sr. Cláudio, nem precisamos mencionar que eles acharam o máximo. Aproximar a criança da natureza é aproximá-la de si mesma.

Vai um alface aí?

Alimentação saudável é um tema muito discutido, a qualidade de uma boa alimentação influência de maneira direta no desenvolvimento e na aprendizagem infantil.

Com o intuito de conscientizar as crianças, funcionários e familiares quanto às necessidades das práticas alimentares mais saudáveis no que se refere a qualidade de vida de todos, a turma do Pré-Escolar II, juntamente com sua professora Denise Pontes Muniz, a auxiliar de sala, Ana Paula Soares Mendez, e a colaboradora Sandra Regina Gesser Martina estão cuidando da horta de nossa instituição.

Iniciaram plantando mudinhas de alface, o contato com a natureza, o plantio, tudo isso faz com que as crianças experenciem na prática os processos que ocorrem desde a semente até a sua colheita, o regar, o cuidar, aprendendo assim, da vida para a vida.

Após verificarem que a alface estava pronta para ser colhida, as crianças foram colher, lavaram e se dirigiram para a cozinha, onde colocaram a mão na massa, fizeram deliciosos bolinhos de alface, que foram degustados pela turma toda. Uma delícia.

Família e escola: todos pelo mesmo objetivo

Todos os anos, o Projeto Político Pedagógico (PPP) da nossa instituição é reformulado, no entanto, a cada dois anos é feita uma pesquisa junto aos pais, com objetivo de fazer um diagnóstico da realidade das crianças.

Nesse questionário que enviamos aos pais e/ou responsáveis constam 18 perguntas, destas, quatro são abertas, onde os mesmos preenchem e apontam os pontos positivos, pontos negativos e aspectos que devem ser melhorados. O questionário é uma forma de os pais e/ou responsáveis participarem da construção do PPP.

Da mesma forma, todos os funcionários respondem a outro questionário denominado indicadores de qualidade, onde pontuam detalhes mais minuciosos do cotidiano da instituição.

O PPP é o documento norteador da nossa instituição, nele constam nossa missão, nosso objetivo, as metas a serem alcançadas, a forma como essas ações serão realizadas, por isso, a importância de todos participarem desse momento, para que possamos deixá-los da forma que pensamos e vivemos a educação. Quando escola e família se dão as mãos, o processo se torna muito mais fácil e prazeroso, nossas crianças merecem sempre o melhor.

Notícias relacionadas

x