Geral

JDV Educação Massaranduba: Conheça o CEI Mundo Infantil

Aguçando os sentidos – Berçário Misto

15/06/2022

Por

JDV Educação Massaranduba: Conheça o CEI Mundo Infantil

Divulgação

AGUÇANDO OS SENTIDOS – BERÇÁRIO MISTO 

Quando pensamos em turmas de berçário, muitos ainda reportam-se ao assistencialismo, porém, é nesta fase da vida que as crianças necessitam de vários estímulos.

Visando promover o desenvolvimento integral da criança, as professoras Eloisa Costa e Vera Lúcia Froelich, e as auxiliares Fernanda K. Massanero e Gabriela R. M. Morsch, iniciaram em meados de março com o Projeto Sensações, tendo como objetivo estimular os cinco sentidos para desenvolver novas aprendizagens.

Durante este período, foram desenvolvidas as seguintes atividades: Interagir com materiais sonoros e/ou instrumentos musicais, explorar elementos da natureza, manipular objetos de diferentes texturas e formatos, pintura com giz de cera confeccionado em formas de cupcake, pintura com gelos coloridos, caixa sensorial, história na lata “A borboleta que quebrou a asa”, cesto dos tesouros, manusear revistas e/ou jornais, chuvas de bolinhas coloridas, saborear macarrão colorido com legumes, além de muitas outras.

A VISITA DA TARTARUGA- MATERNAL I

A turminha do Maternal I, matutino e vespertino, juntamente com as professoras Janaíne Spezia de Sousa e Bianca Michelluzzi e auxiliares Ana Claudia Borba e Deyse B. M. Bastos receberam a visita da tartaruga Amora com o intuito de observar, imitar e nomear algumas características do animal, desenvolvendo a imaginação.

As crianças foram instigadas a curiosidade apontando algumas características do animal. Ansiosas, queriam tocar na tartaruga, aguçando assim alguns dos sentidos, como o tato enquanto sentiam seu casco e cada parte do corpinho dela, olfato, pois a tartaruga tem um cheiro marcante, e visão, percebendo cada detalhe do animal. Foi um momento de muito aprendizado e diversão.

PASSEIO SURPRESA NA FLORESTA

As professoras de Musicalização Claudia Balen e Elisangela Matejczyk, juntamente com as auxiliares Bruna Hausmann e Elen Borchardt, realizaram com a turma do Maternal II e Jardim uma experiência musical chamada “Passeio surpresa na floresta”. Iniciaram este momento conversando sobre quais animais as crianças gostariam de encontrar nesse passeio. Após, deram dicas de quais eram os animais que encontrariam nessa aventura, mencionando características de cada animal para que elas tentassem descobrir.

Em seguida, as professoras mostraram imagens impressas dos bichos citados na música, para que pudessem observar atentamente cada detalhe e identificar o animal. Ao som da música, entraram no mundo imaginário e dramatizaram cada animal citado, explorando assim, o corpo, através de diversos movimentos.

Esse é o objetivo principal do trabalho com a música na Educação Infantil, não é formar músicos, mas oferecer ferramentas que colaborem no desenvolvimento da criança de forma integral. É importante que a criança tenha a oportunidade de vivenciar a música em suas diversas formas, seja cantando, dançando, dramatizando, se movimentando, entre outros, principalmente quando se trata do tema animais, que as crianças tanto se encantam e se identificam.

MOVIMENTO “SEMANA MUNDIAL DO BRINCAR”

Em 2022, a Semana Mundial do Brincar, promovida pela Aliança pela Infância, convidou a todos para “Confiar na força do Brincar”, tema escolhido para espalhar o brincar pelos quatro cantos do país como um ato transformador e essencial. A Semana Mundial do Brincar aconteceu entre os dias 21 e 29 de maio e o CEI Mundo Infantil aderiu a este movimento, incentivando as famílias a resgatarem brincadeiras que os pais e responsáveis brincavam em suas infâncias.

Nesta Semana Mundial reforçamos nossa confiança no brincar como um ato essencial, que é da natureza da criança e uma força humana. Confiar no brincar é confiar na alegria, é confiar no encontro. Brincar é estar no mundo e confiar que ele vai dar certo, que tudo pode ser melhor, se estivermos firmes e atentos ao valor da vida.

Também acreditamos no brincar que proporciona espaço para uma relação de confiança, respeito e reconexão com os elementos da natureza, com a terra, com o vento, com a água, e com a concretude da natureza que envolve a criança e que é envolvida por ela.

As crianças puderam vivenciar no CEI as brincadeiras resgatadas e pensadas pelos professores, e as famílias participaram deste momento, compartilhando nos grupos de WhatsApp as brincadeiras realizadas em casa, posteriormente estes momentos foram compartilhados por meio de uma exposição com fotos no hall de entrada do CEI e nas redes sociais da Instituição.

Brincando a criança aprende a se relacionar com o mundo a sua volta, cria a si mesma e acredita em novos mundos possíveis.

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? CLIQUE AQUI e participe do nosso grupo de WhatsApp!

Notícias relacionadas

x