Educação

JDV Educação Massaranduba: E.M. Maria Machado Kreutzfeld

O projeto “EU SOU ASSIM” CORPO HUMANO, foi desenvolvido pela professora Vadislene M. K. Ranghetti e sua auxiliar Leonice Alflen com a turma do Pré I

18/05/2022

Projeto: Eu sou assim, corpo humano

O projeto “EU SOU ASSIM” CORPO HUMANO, foi desenvolvido pela professora Vadislene M. K. Ranghetti e sua auxiliar Leonice Alflen com a turma do Pré I, com o objetivo de desenvolver a atenção para identificação das partes do corpo humano e construir a imagem do seu próprio corpo. A criança tem um jeito próprio de compreender o mundo e é partindo de observações e estabelecendo relações com a realidade e com o meio que ela aprende e assim segue a construção de sua identidade. Os estudantes aprenderam a identificar e desenhar as partes do corpo humano de forma dinâmica e lúdica, enfatizando e permitindo que pensem sobre si mesmos, seu corpo e características com autonomia.

Projeto: Descobrindo as letras

A turma do Pré II, juntamente com a professora Jaqueline Surdi Alflen está trabalhando durante todo o ano letivo o projeto descobrindo as letras.  O projeto não envolve somente o descobrimento das letras e palavras, mas também está relacionado às sensações que o aluno tem ao trabalhar com atividades lúdicas e objetos diferenciados.

Esta atividade, além de proporcionar a diversão durante sua execução, busca sempre a construção do conhecimento das crianças e utiliza as mais diferentes linguagens, exercendo a capacidade que possuem de terem ideias e hipóteses originais sobre aquilo que buscam desvendar.

Água é vida

A água é um dos elementos essenciais para a vida de todos os seres vivos e muito importante para a saúde do ser humano, no entanto, o consumo de água não potável pode provocar diversas doenças. As turmas do 3º, 4º e 5º anos orientados pelas professoras Maria Carolina Jarocinski e Leonice Alflen, tiveram a experiência de construir em grupos um filtro de água.

A turma foi dividida em pequenos grupos, assim todos puderam participar de alguma forma da experiência. Os materiais utilizados para a construção do filtro caseiro foram: garrafa pet, tesoura sem ponta, algodão, areia fina, areia grossa, cascalho fino, cascalho grosso e água barrenta. Cada equipe construiu seu filtro e testou com água barrenta no final, visualizando a água ser filtrada no processo. Desta forma, discutiram a riqueza e relevância da água na vida dos seres vivos.

No entanto, foi destacado que esta água filtrada ainda não está própria para o consumo, podendo ainda apresentar substâncias que causam doenças, sendo necessário ferver a água e tratar com produtos adequados.

“Sussurrofone”

O sussurrofone é um recurso que auxilia no processo de leitura e escrita, funciona como um telefone. Contudo, ao invés de ouvir outra pessoa falando, permite a captação individual da voz. É confeccionado em PVC e amplia o som da fala, retornando apenas para quem está utilizando o instrumento.

Nas turmas do 1º e do 2º ano, orientados pelas professoras Maria Carolina Jarocinski e Luana Lúcio, cada estudante recebeu um sussurrofone para uso em sala de aula. No primeiro momento puderam enfeitar da maneira que desejassem, desenvolvendo assim o sentimento de pertencimento do recurso e a criatividade.

Deste modo, por meio da ludicidade as crianças são estimuladas na leitura e a melhorar a pronúncia de palavras por meio de um aparelho que causa curiosidade e muito interesse.

Projeto: meu universo

O Projeto Meu Universo, realizado com as turmas do 1º ao 5º ano, surgiu da curiosidade dos estudantes em explorar o tema Universo e suas inúmeras diversidades. O primeiro passo do projeto foi a observação de um vídeo com imagens reais do Universo tiradas pela NASA, projetado no teto da sala de aula, onde os estudantes puderam observar a amplitude dos elementos.

Dentre as experiências que vivenciaram com o projeto, orientado pelas professoras Maria Carolina Jarocinski e Leonice Alflen, destaca-se a atividade prática: comparação entre os tamanhos dos planetas e do sol, na qual pôde-se observar as unidades de medida em escala, permitindo a visualização da gigantesca diferença de volume existente entre o sol e os planetas.

Foram utilizados para esta experiência tesoura, papel alumínio e revistas antigas representando os planetas, um balão de festas amarelo tamanho gigante simbolizando o sol e barbante para medir seu diâmetro.

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? CLIQUE AQUI e participe do nosso grupo de WhatsApp!

Notícias relacionadas

x