Educação

JDV Educação Massaranduba: EEF Padre Bruno Linden

A turma do 9º ano estudou o Teorema de Pitágoras, nas aulas de matemática com a professora Cristina

15/12/2021

Por

JDV Educação Massaranduba: EEF Padre Bruno Linden

Divulgação

Teorema de Pitágoras

A turma do 9º ano estudou o Teorema de Pitágoras, nas aulas de matemática com a professora Cristina. É um dos assuntos mais aplicados na Matemática, principalmente em problemas da Geometria e Trigonometria.

Teorema de Pitágoras recebe este nome, pois a demonstração costuma ser atribuída ao matemático e filósofo grego Pitágoras e diz o seguinte: “Num triângulo retângulo, o quadrado da medida do seu lado maior (hipotenusa) é igual à soma dos quadrados das medidas dos seus lados menores (catetos).”

Para melhor compreensão, usamos o material concreto para o estudante poder manusear e observou-se a facilidade em compreender as definições e aplicações no Teorema de Pitágoras.

Construção do relógio do sol

Objetivo: Observar a sombra de uma vareta em dois horários do dia para localizar os pontos cardeais. Para encontrar os pontos cardeais mostrados na rosa-dos-ventos podemos nos orientar pelo sol. Para isso, os estudantes do 4º ano A e B, orientados pela professora Joana construíram um gnômon, ou seja, um relógio do sol e coletaram dados de sua sombra em dois horários do dia. De manhã cedo, com base na direção onde o sol aparece ou nascente e à tarde, usando a direção onde ele se põe, ou poente.

Poliedros

As turmas do 5º, 6º e 7º A e B fizeram um trabalho interdisciplinar nas disciplinas de MPC (Matemática e Pensamento Computacional) com a professora Amanda e Matemática com a professora Cristina onde aprenderam os conteúdos sólidos geométricos, polígonos e planificação de uma forma divertida.

Identificaram semelhanças e diferenças em sólidos geométricos. Descreveram os principais poliedros, bem como os vértices, faces e arestas e conheceram os principais poliedros que foram estudados pelo filósofo Platão, bem como a relação destes com a natureza.

OBMEP

E aqui nossos queridos estudantes que representaram a Escola Municipal de Ensino Fundamental Padre Bruno Linden na 2ª fase da 16º OBMEP (Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas), realizada no dia 6 de novembro. Já estão de parabéns pelo desempenho até aqui.

São eles: Alison Luiz Figueiredo, Daniel Elias Fuchs, Daniela Zastrow, Juliano Deretti Juchum, Lais Christiny Berndt, Lucas Swiok, Matheus Henrique Mundstock, e Nikollas Beber. Estamos na torcida por vocês!

Mancala

Na disciplina de geografia, os alunos do 8º ano confeccionaram um jogo de tabuleiro chamado mancala, que possui origens africanas. O professor Matheus Kazmirski propôs essa atividade como um fechamento para o conteúdo abordado (O continente africano), além de contemplar o tema da Semana da Consciência Negra (cultura africana).

O jogo mancala busca desenvolver o raciocínio lógico do estudante em um jogo que lembra o cultivo da terra em diferentes tribos africanas ao utilizar sementes como peças do jogo. Para a produção do jogo, foram utilizados pedras ou sementes, madeira ou isopor e copos descartáveis. Ao final da produção do jogo, os estudantes aprenderam a jogar e o levaram para casa para se divertir em família.

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? CLIQUE AQUI e participe do nosso grupo de WhatsApp!

Notícias relacionadas

x