Educação

JDV Educação Massaranduba: EMEF Professora Maria Machado Kreutfeld

Descobrindo letras de números

15/06/2022

Por

JDV Educação Massaranduba: EMEF Professora Maria Machado Kreutfeld

Divulgação

Descobrindo letras de números

A turma do Pré I com a professora Vadislene M. K. Ranghetti e auxiliar Leonice Alflen desenvolveram a atividade de diferenciar letras e números com tampinhas, a proposta consistiu em estimular a curiosidade, concentração e a identificar e diferenciar as letras de números, desenvolvendo assim o movimento de pinça.

Esta atividade partiu do projeto Descobrindo Letras e Números, com o objetivo de apresentar o alfabeto e os números e possibilitar aos estudantes um primeiro contato com a diversidade de letras e números existentes de forma divertida e prazerosa.

Projeto dança

A atividade de dança foi desenvolvida com as turmas do 1º e 2º anos na disciplina de educação física com a professora Karoline Maria Stringari e a professora auxiliar Luana Lúcio.

O objetivo da atividade é o estudante desenvolver a coordenação motora ampla, agilidade e ritmo. Foi uma atividade de muito aprendizado e prazerosa.

Atividade: Brincadeiras Antigas

Atividade desenvolvida com a turma do Pré II, juntamente com a professora Jaqueline Surdi Alflen. O objetivo da atividade era resgatar brincadeiras antigas e fazer com que as crianças conhecessem algumas brincadeiras que faziam parte do cotidiano dos seus pais e avós. É importante expandir o conhecimento dos alunos sobre os diversos tipos de brincadeiras, para que assim elas vivam e reconheçam a importância dessa cultura que deve ser passada de geração para geração.

A partir disso a professora apresentou duas brincadeiras, a do ovo na colher e puxar outras crianças com folha de palmeira. Depois de falar sobre as brincadeiras foi hora de colocá-las em prática, todos se divertiram, participaram, expressaram sentimentos, trabalharam em equipe, até dicas de como andar com a colher na boca para não deixar o ovo cair. Nesse momento podemos perceber que foi colocado em prática valores importantes para a formação do ser humano, proporcionando interação com os colegas e professores.

As brincadeiras antigas proporcionam inúmeros benefícios, tanto no desenvolvimento físico, quanto na linguagem, raciocínio, percepção, memória e pensamento, ou seja, no desenvolvimento intelectual.

Gênios: Contemplar o belo

O Programa Gênios Socioemocional  em parceria com a Secretaria de Educação visa o desenvolvimento de uma cultura de saúde socioemocional em nossas escolas, a fim de contribuir para a construção de um mundo melhor e mais feliz.

Dentre as atividades ocorridas a partir do programa na escola, a turma do 1° e 2° ano realizou a dinâmica contemplar a beleza do outro, orientados pelas professoras Maria Carolina Jarocinski e Luana Lúcio.

A atividade iniciou com a leitura da poesia “Nana aprendendo a contemplar o belo nos amigos”, do livro gênios, em seguida foram conduzidas reflexões sobre a poesia. Após as reflexões a turma organizou-se em círculo no bosque da escola, um de cada vez era o proprietário da bola que recebia dos demais colegas elogios de algo que admiram nele fisicamente ou em relação aos comportamentos, o estudante que recebia elogios continuava a brincadeira jogando a bola para cima e dizendo o nome de um colega que ainda não havia participado, o processo foi repetido até todos receberem elogios.

Ao final da brincadeira, foram questionados sobre como se sentiram ao receber elogios e elogiando os colegas, percebendo qualidades em si mesmos que não reconheciam.

2º Encontro Gênios – Socioemocional

No dia 25 de maio, realizamos o 2º Encontro do programa Gênios Socioemocional, com o objetivo de fortalecer a saúde emocional dos alunos em parceria com as famílias.  Neste 2º Encontro, de forma presencial, abordamos o tema sobre a sustentação e a proteção da casa: paredes e teto, dando ênfase aos nossos sentimentos e emoções por meio do autogerenciamento.

Para que nosso projeto persevere, iniciamos a construção da Árvore da Perseverança com as Famílias. Neste Encontro colamos as folhas nos troncos, dando “vida” à árvore. Nos próximos Encontros queremos que estas folhas deem “flores” e “frutos”, e por isso, precisamos juntos refletir, perseverar e participar desses momentos envolvendo Escola x Família x Comunidade. Foi um momento muito especial para todos os presentes neste 2º Encontro. Aproveitamos também, para realizar repasses sobre o desenvolvimento de algumas ações realizadas neste 1º trimestre e envolver a comunidade escolar nos projetos futuros da escola.

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? CLIQUE AQUI e participe do nosso grupo de WhatsApp!

Notícias relacionadas

x