Educação

JDV Educação Massaranduba: Escola de Ensino Fundamental Araci Duarte

Na aula de Educação Física as crianças do Pré I matutino e do Pré II vespertino desenvolveram inúmeras atividades de coordenação

01/12/2021

Por

JDV Educação Massaranduba: Escola de Ensino Fundamental Araci Duarte

Divulgação

Pré-escola

Na aula de Educação Física as crianças do Pré I matutino e do Pré II vespertino desenvolveram inúmeras atividades de coordenação, controle corporal, lateralidade, agilidade, força e resistência com a utilização dos colchões. Dentre as atividades desenvolvidas podemos citar o engatinhar (imitando um bebê ou o deslocamento de algum animal quadrúpede), o rolamento onde as crianças deveriam ficar deitados com os membros superiores e inferiores esticados e deveriam rolar de uma extremidade até a outra do colchão, atividade esta que requer bastante atenção das crianças.

A simples atividade de pular em cima dos colchões já requer bastante energia dos alunos e auxilia o desenvolvimento da força e da resistência. E a tradicional cambalhota que não poderia faltar é desenvolvida por alguns alunos com bastante facilidade e por outros com não tanta facilidade, o que vai se aperfeiçoando com a prática e com o auxílio dos professores Henrique e Mayara.

foto19

1º ANO – Matemática Divertida

Este trabalho teve como objetivo principal aprender conceitos matemáticos de maneira divertida e lúdica, através de jogos. Foi realizado com a turma do 1º ano, juntamente com a professora Mariléia Vavassori dos Santos e a auxiliar Micheli Regina de Jesus de Novais. Os estudantes participaram de maneira efetiva selecionando e coletando materiais recicláveis como papelão, garrafinhas pet e tampinhas. Foram construídos jogos de TANGRAN e de adição.

As possibilidades de construção de inúmeras imagens bem como a história do TANGRAN encantaram os estudantes, houve pesquisa da história, leitura, construção das peças do jogo e por fim o desafio de montar as imagens. O jogo de adição mexeu ainda mais com os estudantes. Foi confeccionada uma base de papelão com os numerais, e os dados foram colocados dentro de uma pequena garrafa pet para não ficarem caindo ao chão interrompendo o jogo.

Cada estudante neste jogo fez as somas dos dados e marcou o numeral correspondente. Este trabalho teve como resultado, além dos saberes matemáticos, o interesse e gosto pela disciplina, despertando maior habilidade no raciocínio lógico, além de incentivar a consciência ecológica buscando a reciclagem de materiais, e assim contribuindo para a preservação do meio ambiente.

2º ANO – Aprendendo as horas

O relógio é um objeto necessário na vida do homem desde a antiguidade. Todos estão sempre preocupados com a hora. Até mesmo as crianças, vivem perguntando as horas. Sob os cuidados da professora Jéssica Oliveira Abiko, os estudantes do 2° ano, realizaram a atividade sobre as horas.

3º ANO – Divisão

Durante o mês de novembro os estudantes da turma do 3° ano da professora Jéssica Oliveira Abiko, desenvolveram atividades da divisão. É importante aprender a realizar as divisões mentais e como esse conhecimento pode ser aplicado no dia a dia, nas compras diárias e em jogos.

5º ANO – Jornal na escola

Os alunos do 5° ano A e B da professora Alires T. S. Jakobowski e o professor auxiliar Adelano Sasse desenvolveram várias atividades utilizando o jornal, cada edição que vinha sempre era integrado a um assunto estudado. Após lerem o jornal a professora entregava a atividade para ser feita. Com isso, eles liam o jornal, economizava o xerox da escola e os estudantes, além de compreender a notícia, eles aprendiam a desenvolver vários tipos de textos. Mediante a essa metodologia os alunos aprenderam a fazer trabalhos escritos, resumos, mapas conceituais e recontos de histórias.  Outro motivo, os estudantes além de ler o jornal e fazer os trabalhos, observaram que ele traz muitas notícias que muitas vezes não tem na internet para pesquisar e estão presentes no jornal, principalmente sobre a nossa região. Assim eles se tornaram mais críticos a essa questão.

4º ANO – Educação financeira

A contribuição mais importante da Educação financeira é ajudar o aluno, desde cedo, a desenvolver a capacidade de planejar sua vida, tomar boas decisões financeiras, ensinar a não serem consumistas e sim consumidores conscientes, cuidar da própria saúde, cultivar uma alimentação saudável e preservar o meio ambiente.

Os estudantes do 4º ano, juntamente com a professora Danielle Wittkowski e auxiliar Alessandra Radke, criaram um mercado, com o objetivo de aprender mais sobre o consumo consciente e o preenchimento do cheque. Os estudantes aprenderam a utilizar o cheque, suas vantagens e desvantagens.

Horta

O solo da horta da Escola Araci Duarte estava com erosão e muito seco o que estava causando um desgaste da terra e um mal desenvolvimento das plantas.

Pensando nisso os alunos no quarto ano, com as professoras Danielle Wittkowski e auxiliar Alessandra Radke, levantaram questionamentos sobre o que poderia estar fazendo esse processo de erosão acontecer e como recuperar esse o solo. E o engenheiro agrônomo Lucas e o estagiário Marco Antônio vieram até a escola para sanar dúvidas dos estudantes, respondendo os seus questionamentos. O engenheiro também levou uma amostra do solo para análise, e assim que a análise estiver pronta, saberemos quais os nutrientes e vitaminas estão faltando no solo e assim iniciar o processo de recuperação do mesmo da maneira adequada.

Projeto Golfinho

No dia 26 de novembro, no período matutino, os estudantes do 4º ano da Escola Araci Duarte acompanhados de seus professores participaram do Projeto Golfinho que é um Programa de Conscientização e Prevenção sobre os Perigos dos Ambientes Aquáticos, Cidadania e Meio Ambiente com a finalidade de educar o público infanto-juvenil (entre 9 e 13 anos de idade) orientando de maneira lúdica os participantes sobre a utilização segura das praias, rios, lagoas e piscinas. Nossos estudantes do 4º ano tiveram a oportunidade de participar desse projeto realizado pelo Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina.

Origami no espaço de aprender

Nos meses de outubro e novembro de 2021, os estudantes do “Espaço Aprender”, na disciplina de Língua Portuguesa e mediados pela auxiliar de sala Ângela, confeccionaram origamis.  Esta atividade foi realizada porque os estudantes viram a decoração em origamis nas dependências da escola, que despertou a curiosidade neles.

O objetivo da atividade é estimular a criatividade, memória, concentração, a coordenação motora fina e a participação, no desenvolvimento à autoestima, na socialização e na afetividade. Ao final da confecção dos origamis, foi montado o mural da primavera.

Auto de Natal

Estamos no clima mais esperado do ano: o Natal. E é neste clima natalino que no dia 17 de dezembro, às 19 horas, acontecerá o Auto de Natal na Escola Araci Duarte.  Os professores, juntamente com seus estudantes, estão organizando lindas apresentações natalinas e o Papai Noel também estará presente. Convidamos todos os pais e familiares para prestigiarem o Auto de Natal.

Cápsula do tempo

No começo do ano, nas aulas de Matemática e Pensamento Computacional com a professora Tamires, os estudantes das turmas do terceiro ao nono ano realizaram a escrita de um texto em código binário para ser colocado em uma cápsula do tempo. Essa foi enterrada no pátio da escola e retirada na semana passada para ser realizada a abertura. Essa atividade teve como objetivo compreender o processo de decifrar códigos binários.

Parabéns Massaranduba

Para comemorar a passagem dos 60 anos de emancipação do município de Massaranduba (11/11/2021), os professores e os estudantes da Escola Araci Duarte confeccionaram a Bandeira de Massaranduba com 1.025 fundos de garrafas pets de dois litros. A escola lançou uma campanha para arrecadar as garrafas  e presenteou o aluno Arthur Caprestano com um kit de material escolar por contribuir com a maior quantidade (78 garrafas). A escola agradece a participação das famílias e da comunidade que participaram da campanha.

Dia dos Diretores

As diretoras Martinha Sadzinski Riegel e Verena Sawulski agradecem pela homenagem realizada pela escola e pelos pais dos estudantes no dia 10 de outubro e pela homenagem realizada pela Secretaria de Educação no dia 17 novembro pela passagem do Dia do Diretor.

Dia da Família

No dia 10 de novembro foi realizada na Escola Araci Duarte o “Dia da fantasia”. Os estudantes usaram de muita criatividade para compor as suas fantasias que foram socializadas com um desfile no pátio da escola. Foi um dia diferente e divertido.

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? CLIQUE AQUI e participe do nosso grupo de WhatsApp!

Notícias relacionadas

x