Educação

JDV Educação Massaranduba: Escola de Ensino Fundamental Professora Araci Duarte

A Escola Araci Duarte está desenvolvendo o projeto “Amigos da escola” com alunos do 5º ao 9º ano com o objetivo de contribuir para formar cidadãos conscientes, participativos e multiplicadores de valore

29/06/2022

Por

JDV Educação Massaranduba: Escola de Ensino Fundamental Professora Araci Duarte

Divulgação

Amigos da escola

A Escola Araci Duarte está desenvolvendo o projeto “Amigos da escola” com alunos do 5º ao 9º ano com o objetivo de contribuir para formar cidadãos conscientes, participativos e multiplicadores de valores. Estimulando a colaboração dentro da escola e da comunidade, para a construção de uma cidadania ativa, consciente e responsável.

Foram selecionados 15 estudantes que possuem características como: responsabilidade, dedicação, criatividade, organização e bom desempenho escolar que participam no contraturno ao horário de aula.

Mediante reuniões coordenadas pela professora Tamires Kreutzfeld, são programadas as atividades que serão desenvolvidas durante o mês como:   confeccionar painéis, fazer cartões, elaborar projetos e aplicá-los, auxiliar os professores no desenvolvimento de atividades em sala e na confecção de materiais didáticos.

Convite

Venha participar da festa Julina da Escola Araci Duarte, no dia 16/07/2022, os estudantes estão preparando lindas apresentações!

MATIFIC

Os professores da Escola Araci Duarte utilizam a plataforma MATIFIC, para que os estudantes aprendam de forma divertida, dinâmica e criativa as habilidades matemáticas que eles devem aprender no ano letivo. No mês de maio 91%   dos estudantes cadastrados acessaram os jogos e na primeira quinzena do mês de junho 61%. É muito bom aprender matemática através da plataforma MATIFIC.

Dia do brincar

Com o objetivo de desenvolver nos estudantes atitudes e comportamentos para lidar de forma eficaz e ética com situações e desafios diários, como a insegurança, em uma das lições do projeto socioemocional Gênios, foi feito com a turma do 2º ano, o dia do brinquedo onde os alunos puderam trazer para a escola um brinquedo para dividir com os colegas como forma de interação.

Conhecendo a Rádio Espaço Aberto de Massaranduba

O rádio é o veículo de comunicação e de conteúdo mais utilizado no Brasil. Durante a Era Vargas, o rádio foi usado como estratégia para divulgar os feitos do Governo. A “Voz do Brasil”, programa criado na ocasião ainda é o programa de informação de maior alcance, chegando a todos os cantos do Brasil. Os alunos do 9º ano, com o objetivo de conhecer o dia a dia de funcionamento da rádio, como as informações são apuradas e como são divulgadas, realizaram uma visita juntamente com o professor Alisson Pereira, o auxiliar de sala Adelano Sasse e a coordenadora Verena Sawulski à rádio Espaço Aberto de Massaranduba. Lá, conheceram o funcionamento da rádio e tiveram a oportunidade de falar ao vivo durante a programação. Agradecemos a disponibilidade da equipe da rádio,  em especial a radialista Isolete Pereira que nos atendeu com muito carinho.

Matemática divertida

Aprender conceitos matemáticos de maneira divertida e que estes contribuam para a construção de saberes são objetivos do trabalho desenvolvido com as turmas de primeiro ano matutino e vespertino. Para tanto a professora Mariléia Vavassori dos Santo, em parceria com a auxiliar de sala Maria D’Ajuda Araújo Garcia, desenvolveram atividades utilizando a reta numérica, o ábaco, tampinhas de garrafas, réguas e numerais que serviram de base para trabalhar conceitos de adição, subtração, número, numeral e ordenação.

Os estudantes participaram com grande entusiasmo das atividades propostas tornando o ato de aprender mais efetivo e dinâmico. As reflexões acerca de conceitos matemáticos que surgiram no decorrer das atividades propostas despertou nos estudantes a vontade de aprender além da curiosidade por novos desafios. É gratificante perceber no olhar da criança o brilho de quem aprende e quer aprender mais e mais.

Projeto Economia Mundial

O objetivo da atividade foi relacionar o cotidiano das finanças com o conteúdo estudado “juros”, bem como proporcionar uma visão ampliada do conteúdo. Professora Paulina Stringari e alunos do 9º ano.

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? CLIQUE AQUI e participe do nosso grupo de WhatsApp!

Notícias relacionadas

x