Educação

JDV Educação Massaranduba: Escola Municipal Alto Luiz Alves

Foi desenvolvido um projeto sobre alimentação com os alunos do Pré-Escolar

15/06/2022

Por

JDV Educação Massaranduba: Escola Municipal Alto Luiz Alves

Divulgação

Turma: PRÉ-ESCOLAR MISTO | Professora: Suellin Aparecida Ribeiro e auxiliares de Andriéli Machado e Juliane Rosa Zanella

Foi desenvolvido um projeto sobre alimentação com os alunos do Pré-Escolar tendo como objetivo despertar o interesse por uma alimentação saudável como também conhecer os danos que uma má alimentação pode causar no corpo, mostrando maneiras para manter um corpo saudável, que passem a se alimentar de forma mais rica e saudável e não permanecer no sedentarismo.

Desta forma para finalizar o projeto da alimentação saudável, com ajuda das crianças, foi montado uma churrasqueira e colocado uma chapa em cima, para assar o pinhão, esse alimento surgiu devido a curiosidade alguns alunos nunca terem experimentado o mesmo. Alguns alunos ficaram encarregados de colocar a lenha, outros de colocar o pinhão, sempre tendo como protagonista nossas crianças. Foi um sucesso, a maioria experimentou e aprovou, pois muitos nunca tinham provado ou ingerido dessa maneira de preparo.

Atividade: Números e Quantidade

Turma: PRÉ-ESCOLAR II | Professora: Fernanda Tironi | Projeto Animais

Na rotina escolar, a metodologia utilizada em sala de aula é fator primordial para despertar a atenção dos alunos. A matemática está presente no cotidiano do homem, podemos dizer que não passamos um dia sem o contato com ela. Portanto, é muito importante e necessário que a construção de certos conceitos sejam inseridos já na educação infantil.

A construção do conceito de número na educação infantil é um processo eficiente que favorece o desenvolvimento do raciocínio lógico, principalmente associando número e quantidade. Pensando nisso, a turma do Pré-escolar II realizou uma atividade lúdica envolvendo a escrita dos números e suas respectivas quantidades através de tampinhas de garrafa pet para fixarem a quantidade.

Pensando em aprimorar a coordenação motora, eles riscaram em volta das tampinhas formando pequenos círculos e depois coloriram. Uma atividade rica em aprendizagens, buscando a concentração e divertimento ao mesmo tempo.

Identificar o que é uma poesia

Turma:1º ano e 2º ano | Professora: Roberta Mosca, professora voluntária Juliane Rosa Zanella, auxiliar de sala Emeli Gabrieli Chiodini | Projeto Animais

Reconhecer o que é um verso, uma estrofe e rima. Dentro do projeto animais foi confeccionado um livrinho com a poesia: A casa e o seu don, de Elias José.  Os alunos realizaram a leitura para organizar a poesia na ordem correta, identificaram o que é verso, estrofe quais eram a rimas e desenhar o animal de casa estrofe.

Mundo encantado da poesia

Turmas: 3º ano |

Professora: Tamiris de Souza

Dentro do projeto os alunos estão estudando na disciplina de Ciências sobre a diferença e a importância do solo para os seres vivos, então, a partir disso a professora realizou uma aula prática, onde os alunos puderam conhecer e identificar os diferentes tipos de solo. Também separaram em três recipientes as amostras de solo onde eles puderam diferenciar a textura, cheiro, cor e compreender para o que cada solo é importante. Assim, com a aula prática os alunos tiveram mais facilidade em diferenciar e reconhecer cada tipo de solo e qual é a sua importância para os seres vivos.

Trabalhando emoções e sentimentos em sala de aula

Turmas: 4º e 5º ano | Professora: Maristela Duwe | Projeto: Gênios

As turmas do 4º e 5º ano nas aulas de ensino religioso desenvolvem atividades ligadas com emoções, sentimentos e situações que os desencadeiam. Com tais atividades, os alunos começam a perceber que somos seres integrais, providos de sentimentos, emoções, pensamentos e experiências que fazem de nós seres únicos.

Para que a aprendizagem ocorra de maneira eficaz e duradoura, é necessário que as atividades desenvolvidas em sala de aula despertem no aprendiz alguma emoção ou significado, ampliand, assim, o interesse e a motivação por determinado assunto ou tema.

Quanto maior o interesse, maior será a absorção e a facilidade na aquisição deste conhecimento.

O objetivo das atividades realizadas com as turmas citadas é para que os alunos aprendam que as emoções, quando gerenciadas de forma equilibrada e sadia, propiciem aprendizagens benéficas e prazerosas, componentes indispensáveis para o desenvolvimento intelectual e cognitivo de todo aluno.

Xadrez

Turmas: Todas as turmas | Professora: Maicon Fabrício Naffien

Projeto: Jogos de tabuleiro

O objetivo da prática do jogo de xadrez nas aulas é desenvolver habilidades como memória, concentração, planejamento e tomadas de decisões e também estimular a prática da modalidade e fazer uso do xadrez como suporte pedagógico. Inicialmente é transmitido aos alunos os objetivos do jogo, importâncias das peças e suas movimentações no tabuleiro. E pensando nas dificuldades de assimilar as movimentações das peça, traçamos algumas aulas com o objetivo de reforçar a memorização das movimentações

Primeiramente fizemos os estudos de movimentação de cada peça, e jogos somente com determinadas peças para facilitar a memorização e compreensão. Depois fizemos jogos utilizando os chromebooks da escola, fazendo com que os alunos vivenciassem o jogo uma outra forma, após essas aulas fizemos o xadrez humano, onde os alunos fazem parte diretamente do jogo, se tornando as peças do tabuleiro, o que faz com que os alunos memorizem as movimentações, vivenciassem as estratégias e um entendimento melhor do jogo e suas possibilidades.

“Foi uma experiência muito legal e gratificante também, poder ver e sentir o interesse dos alunos pelo jogo” – relata o professor.

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? CLIQUE AQUI e participe do nosso grupo de WhatsApp!

Notícias relacionadas

x