Educação

JDV Educação Massaranduba: Escola Padre Bruno Linden

Com o objetivo de sensibilizar os estudantes sobre a importância de reaproveitar materiais, a turma do 1°ano A da professora Jéssica Oliveira Abiko confeccionou juntamente com as famílias, objetos a partir de caixas de leite usadas.

13/07/2022

Por

JDV Educação Massaranduba: Escola Padre Bruno Linden

Divulgação

Reduzir, reutilizar, reaproveitar e reciclar materiais 

Com o objetivo de sensibilizar os estudantes sobre a importância de reaproveitar materiais, a turma do 1°ano A da professora Jéssica Oliveira Abiko confeccionou juntamente com as famílias, objetos a partir de caixas de leite usadas.  Em conversa com os estudantes, eles relataram que existe uma grande quantidade de caixas de leite em casa, então a professora lançou o desafio para REDUZIR o volume de lixo produzido, REUTILIZAR e REAPROVEITAR tudo o que for possível e RECICLAR os materiais.

Construção da árvore genealógica

A turma do 6º ano produziu a árvore genealógica da sua família, juntamente com os professores Alisson e Cristina e a auxiliar de sala Maria Lúcia. Com o objetivo de aprender potenciação de forma divertida e contextualizada, ampliar os conhecimentos na busca epistemológica, desenvolver a criatividade além de pesquisar com seus antepassados que chegaram ao Brasil, utilizando fontes historiográficas. Foi um trabalho interdisciplinar que envolveu as disciplinas de Matemática, História, Arte e Ensino Religioso e contou com a colaboração e envolvimento dos familiares.

Classificados da OBMEP e OMN 

A EMEF Padre Bruno Linden parabeniza a todos os estudantes que se classificaram para a 2ª etapa da OBMEP e OMM, bem como o trabalho dos professores, pois é na construção diária do conhecimento que se desenvolvem atitudes positivas que respaldam na conquista dos resultados.

Festa junina na Bruno Linden 

No dia 11 de junho aconteceu a tradicional festa junina na escola, com muita alegria e animação. A festa foi organizada pela APP e pela equipe escolar, juntamente com as apresentações das turmas, através da diversidade de danças tradicionais. Agradecemos à comunidade escolar e visitantes que prestigiaram nossa festa.

A sustetação e proteção da casa: paredes e teto

No dia 30 de julho aconteceu o II Encontro dos Gênios: Família em Construção em nossa Escola. A professora Jane recepcionou as famílias com lindas músicas. A gestora Sandra, juntamente com as professoras Cristina, Giselle, Daniela, Tamires e Jane conduziram as atividades e a psicóloga Stela reforçou a importância das famílias na educação socioemocional de seus filhos. Agradecemos a todas as famílias que participaram dessa noite, onde puderam fortalecer as paredes e o teto da sua casa, ou seja, utilizar comportamentos saudáveis que beneficiam o convívio familiar.

A importância da geografia na atualidade 

Estudando as diferentes formas de regionalizar o mundo, o 8º Ano A, juntamente com a professora Cleunice (geografia) compreendeu as regionalizações com base em diferenças de desenvolvimento tecnológico, de riqueza, de IDH e de desenvolvimento socioeconômico. Nesse contexto, tiveram como proposta pesquisar o IDH de municípios, estados e países fazendo comparativos com Massaranduba. Por isso a turma convidou o vereador Maicon Kuhnen para uma conversa e a exposição das solicitações referentes a algumas necessidades que os estudantes observaram e solicitaram para serem apresentadas na câmara.

Horta pedagógica

Após visita aos supermercados e observação de preços altos de frutas, verduras e hortaliças, a turma do 4º ano propôs a reativação da horta escolar. Proposta esta que teve o apoio da professora Giselle, auxiliar Vanderleia e professora de Projetos, Liana.  Iniciou-se então, a limpeza da horta, tendo a ajuda das professoras.

Posteriormente será feito o plantio de mudas, com o objetivo de produzir alimentos saudáveis para complementar a merenda, poupar dinheiro e incentivar as famílias a terem suas hortas. Esta foi uma ação, que deu início ao projeto Plante e Poupe. Uma transformação em um sistema social somente pode ocorrer a partir da transformação no comportamento daqueles que a integram. (MATURANA, 2001)

Aprendendo inglês através de receitas

No início do segundo trimestre a professora Luciana Fleming, juntamente com as turmas do 8° ano A e B estudaram o vocabulário referente aos alimentos, como classificar substantivos contáveis e incontáveis e a partir destes conteúdos desenvolveram um trabalho utilizando o gênero textual receita.

Esta atividade teve como objetivo aplicar o conteúdo estudado e a estrutura textual, apresentando os ingredientes necessários para o preparo da receita. Esta atividade possibilitou aos estudantes preparar a receita com a família em casa e no dia da apresentação trazer para a escola para degustação. Foi realmente uma atividade muito prazerosa, e também é claro, muito deliciosa.

Construção de brinquedos com materiais recicláveis

A turma do 2° ano A realizou atividades alegres e divertidas, por meio da construção de brinquedos com materiais reutilizáveis, como, latas, garrafas pet, jornal, tampinhas de garrafas entre outros. O projeto REUTILIZAR PARA BRINCAR foi uma iniciativa da professora de educação física Juciane, que se inspirou em seus estudos e no projeto de pesquisa da Universidade do Vale do Itajaí – UNIVALI, do curso de Educação Física que tem como orientadora a professora Dra. Vanderléa Ana Meller que trabalha com a Educação Estética e a Arte.

Os alunos construíram seus brinquedos a partir de itens que são dispensados no lixo, como construir boliche, pé de lata, peteca, bilboquê. Além disso, a temática da reutilização e reciclagem levou também ao despertar para um pensamento crítico sobre o tema.

Os jogos e o aprendizado

Os jogos aplicados à educação tem a capacidade de engajar os estudantes e tornar os conteúdos acessíveis, ampliando as possibilidades de comunicação e expressão, aperfeiçoando suas habilidades.

As professoras do Projeto Espaço Aprender, Clauzeli Carla Delling Riegel e Adria Carolina Dalgobo da Silveira, utilizam de diferentes estratégias com jogos para o desenvolvimento da aprendizagem dos estudantes.

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? CLIQUE AQUI e participe do nosso grupo de WhatsApp!

Notícias relacionadas

x