| 20/04/2022 | Atualizado em: 20/04/22 ás 09:10

JDV Educação Massaranduba: Escola Professora Araci Duarte

O tema “a matemática na fotografia” surgiu com o objetivo de explorar a imagem fotográfica

PUBLICIDADE
JDV Educação Massaranduba: Escola Professora Araci Duarte

Educação física

Uma das atividades desenvolvidas nas aulas de Educação Física, ministradas pelo professor Henrique Thiago Bialli com as turmas dos anos iniciais da Escola Araci Duarte, desenvolveu o espírito de equipe, o trabalho coletivo, a coordenação motora, a atenção e a concentração das crianças, pois além de prestarem atenção, elas devem observar o desenvolvimento da atividade dos demais componentes do seu grupo.

A matemática na fotografia

O tema “a matemática na fotografia” surgiu com o objetivo de explorar a imagem fotográfica, compreendendo as aplicações matemáticas que são feitas a partir delas, deixando assim o ensino mais atraente. Descobrimos que a matemática está diretamente ligada à vida do fotógrafo. Questões como velocidade das lentes, simetria, ângulo, perspectiva, formas geométricas, razão Áurea, as operações matemáticas e o avanço tecnológico puderam ser explorados com criatividade. Este tema está vinculado ao projeto de matemática e aconteceu com a turma do 7º ano da Escola Araci Duarte nas aulas da professora Tamires Lays Tomio.

Atividade de Páscoa

Os alunos do 4º e 5º ano da professora Alires Teresinha Sadzinski Jacobowski e auxiliar Ângela Geworowski desenvolveram a atividade de Páscoa confeccionando a cestinha com o objetivo de recordar tradições. Os conteúdos desenvolvidos foram relativos aos dias atuais com menção de ritos familiares dos alunos, integrando o antigo com o atual.

Dia diferente

No dia 12 de abril foi realizado na Escola Araci Duarte um momento de reflexão destacando a importância de viver em solidariedade, partilhar a esperança, dizer sim ao amor e lutar para um mundo melhor, pois estamos em tempo de renascimento… a Páscoa.  As turmas realizaram lindas apresentações de músicas, jograis, interpretações entre outras.

Logo após foi feita a troca das “cartas da paz” entre os alunos, que levaram para casa, a fim de socializarem as mensagens com seus familiares. Neste dia o lanche foi um café comunitário entre os alunos e funcionários da escola. Os alunos se divertiram muito à procura das cestas com chocolates que foram escondidas em pontos diferentes da escola.

No dia diferente os professores também tiveram que sair à procura de “vales cestas” para receber a lembrancinha de Páscoa. Foi um dia de reflexão, aprendizagem e muita alegria!

Cartas da paz

Cada estudante escreveu com seus familiares uma mensagem de paz, amor, solidariedade e esperança designada “carta da paz”, sendo feita a troca entre os alunos que levaram para suas casas a fim de socializar a mensagem com sua família. As mensagens também foram expostas através de cartazes no comércio, Prefeitura, Secretaria de Educação e posto de saúde do Centro para, assim, alcançar o objetivo da atividade em levar uma mensagem de paz para as famílias da comunidade e região.

Cestas de Páscoa

A Escola Araci Duarte parabeniza os ganhadores do sorteio das cestas de Páscoa que aconteceu no dia 13 de abril, nas dependências da instituição, com os seguintes ganhadores:

1º prêmio – Zauri Ascari   Nº 1.950

2º prêmio – Diones Casagrande Nº 2.804

3º prêmio –  Márcio Clay R. Alves Nº 1.365

Gêneros e produção textual

Nas aulas de português das turmas dos anos finais foi abordada a produção textual. A turma do 7º ano fez uma fotorreportagem, a turma do 8º produziu uma resenha e a do 9º ano escreveu um conto. Para fazer a fotorreportagem, os educandos utilizaram uma imagem como base.

Já os estudantes do 8º, para produzir a resenha, utilizaram as obras Narciso, de Caravaggio e The Lovers (Os Amantes), René Magritte, sendo que as imagens foram distribuídas aleatoriamente.  A turma do 9º ano escreveu o conto usando um tema da escola deles. Vale ressaltar que todos os gêneros foram apresentados e trabalhados durante as aulas de maneira diversificada.

Jogos de alfabetização

Este trabalho teve como objetivo construir e utilizar jogos para auxiliar no processo de alfabetização e letramento tornando o ato de aprender bem mais divertido e significativo na vida escolar dos estudantes. Foi realizado com as turmas de 1º ano matutino e vespertino, juntamente com a professora Mariléia Vavassori dos Santos e o auxiliar Alisson Pereira dos Santos.

Foram construídos jogos de alfabetização com materiais diversos, explorando letras, sílabas, fonemas, imagens, palavras, frases e materiais recicláveis. As possibilidades de construção de palavras com um dos jogos encantaram a todos despertando nos estudantes a alegria de aprender. Também possibilitou reflexões acerca do sistema de escrita e leitura reforçando o ato de aprender em sala de aula.

Produção de conteúdo audiovisual sobre a Era Vargas

Os alunos do 9° ano orientados pelo professor Josiel de Miranda Gonçalves produziram um conteúdo em vídeo para apresentação na aula de História. O assunto foi a Era Vargas. Eles foram responsáveis pelo roteiro e gravação do conteúdo, o qual foi apresentado à turma.

Os objetivos principais desse trabalho foram: Identificar o período da Era Vargas como um período de rompimento na política do café com leite das oligarquias paulista e mineira; compreender as principais características desse período, sobretudo o trabalhismo; entender que durante esse período, embora o país tenha passado por avanços, também teve retrocessos; criar respostas para os questionamentos a respeito do período histórico no país e compreender a relevância do período da Era Vargas para o país na atualidade. O trabalho possibilitou aos educandos uma metodologia diferenciada para aprender a história desse nosso imenso Brasil.

Amarelinha africana

A professora Larissa Kemski desenvolveu com os alunos do 7º ano a atividade Amarelinha Africana que possui origem no Moçambique. Caracteriza-se por ser uma brincadeira ritmada. Outra característica é o uso de instrumentos ou sons musicais. O ritmo da brincadeira deve ser marcado com palmas ou cantos realizados pelos participantes. O objetivo foi desenvolver a coordenação motora, noções de espaço, lateralidade e interação com o outro.  A atividade foi realizada em equipe e o jogo foi escolhido por ser diferente e trazer grande bagagem cultural. Os alunos ajudaram na montagem da amarelinha com fitas adesivas. Após a montagem a professora mostrou em vídeo como seria a brincadeira. Com o entendimento de forma teórica passou-se para a prática da atividade e os alunos se divertiram muito apesar dos erros e acertos. Além de toda a diversão, os alunos começaram a dar sugestões para melhorar a brincadeira, como: outras músicas para ritmar, fazer a sequência de alunos de forma diferente. A atividade foi muito proveitosa na prática e na teoria, pois os alunos além de conhecerem uma nova cultura, também puderam vivenciá-la.

Projeto água

As turmas do 2º e 3º ano, no mês de março, desenvolveram o “Projeto Água” juntamente com a professora Jaqueline Kubnik Jarocinski   e a auxiliar de sala Ângela Geworowski. O projeto teve como objetivo geral a sensibilização para a preservação dos nossos mananciais e do meio ambiente. Os alunos observaram o rio próximo da escola e seu entorno e verificaram vários pontos importantes como: poluição, desmatamento, coloração da água e mata ciliar. Depois foi discutida em sala de aula a importância da preservação da água para todos os seres vivos e exposto os conhecimentos através de cartazes.

Dia da Água

No dia 22 de março “Dia Mundial da Água” a turma do 3º ano juntamente com a engenheira agrônoma Lilian Fernanda Sfendrych responsável pela educação ambiental do município, a engenheira florestal da Amvali, Karina Holler, e a auxiliar técnica da Amvali, Djeniffer Cristine Vieira, fizeram a coleta da água do rio próximo da escola.  Em seguida foram fazer a análise da mesma para avaliar alguns parâmetros como amônia, PH, nitrato, nitrito e oxigênio dissolvidos e presentes na água. De acordo com a análise realizada foi constatado a presença de amônia, os demais parâmetros estavam dentro do valor ideal. Agradecemos a Secretaria de Educação e a Amvali pela parceria.

Pré-escola e a era digital

No início do ano nossa escola recebeu da Secretaria de Educação três mesas digitais interativas. A PlayTable é uma mesa digital, interativa e multidisciplinar para educar e divertir crianças a partir de três anos de idade. Desenvolve as habilidades cognitivas e de coordenação motora, além de trabalhar assuntos específicos de alfabetização, entre outros.

Apresentamos para as turmas do Pré I e Pré II a mesa Play Table como uma ferramenta digital com jogos interativos dando ênfase na aprendizagem através da ludicidade e da tecnologia e as crianças ficaram encantadas!

Cada jogo tem um objetivo que está agregado ao planejamento. Já foi trabalhado jogo da memória, que teve como objetivo memorizar imagens rapidamente, de forma a desenvolver e aperfeiçoar o raciocínio, através da criação de relações entre imagem e sequência das cartas dispostas obedecendo às regras.

Também jogamos o jogo do quebra-cabeça que auxilia no desenvolvimento da coordenação motora fina a fim de estimular diversas habilidades como capacidade de concentração e foco, noção espacial, desenvolvimento neurológico e psicomotor, raciocínio lógico, memória, resolução de problemas, persistência. Além disso, aprendem a utilizar a mesa de maneira organizada respeitando as regras dos jogos e de convivência. Professoras: Marynes, Myllene, Dwaine.

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? CLIQUE AQUI e participe do nosso grupo de WhatsApp!

Notícias de Jaraguá no seu WhatsApp Fique por dentro de tudo o que acontece na cidade e região.
Entrar no Canal
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Hospedagem por ServerDo.in
©️ JDV - Notícias de Jaraguá do Sul e região - Todos os direitos reservados.
guiwes.com.br