JDV Educação Massaranduba: Histórias e Memórias – Construções Antigas
Elas pertenceram primeiramente a Artur Rabe que vendeu as duas casas de tijolinhos a João Bramorski quando chegou da Polônia
As construções que atualmente pertencem à família de Cláudio Bramorski chamam a atenção para quem visita o Centro de Massaranduba, principalmente por sua conservação. Elas pertenceram primeiramente a Artur Rabe que vendeu as duas casas de tijolinhos a João Bramorski quando chegou da Polônia por volta de 1900. Uma delas (primeira imagem) serviu de moradia para a família de João Bramorski com sua esposa e seis filhos. A outra construção foi transformada em comércio (imagem 4). João Bramorski faleceu em 1951.
Com o passar dos anos Victor Bramorski, um dos filhos de João Bramorski, formou sua família, casou-se, teve sete filhos e adquiriu a propriedade. Este deu continuidade ao comércio de secos e molhados, onde também funcionava um açougue, assim como a venda de roupas. Era um dos comércios mais tradicionais de Massaranduba, denominado Comércio Victor Bramorski, que em 1964 passou a ser Victor Bramorski S.A.
Victor Bramorski em 1953, já viúvo, construiu a outra casa (última imagem) onde seu filho Claudio Bramorski reside. Esta casa foi construída por Beno Rode, sendo que sua planta veio de Indaial.
Agradecimentos a Cláudio Bramorski pelas informações e fotos antigas.
Se você tiver fotos e informações de construções antigas compartilhe conosco. Entre em contato com a Gerência de Cultura e Turismo que se localiza no Museu Histórico ou pelo Whatsapp (47) 99157-8607.
Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? CLIQUE AQUI e participe do nosso grupo de WhatsApp!
Conteúdos em alta