Educação

JDV Educação Massaranduba: Histórias e Memórias – Parte 4: História da Emancipação

Hoje vamos conhecer um pouco mais sobre como nosso município foi se constituindo

06/10/2021

Por

JDV Educação Massaranduba: Histórias e Memórias – Parte 4: História da Emancipação

Divulgação

Hoje vamos conhecer um pouco mais sobre como nosso município foi se constituindo. Apesar deste ano Massaranduba comemorar 60 anos de emancipação, nossa história político-administrativa iniciou em 1921 quando era distrito de Blumenau, sendo seu primeiro intendente Paulo Cardoso. A intendência na época era uma subprefeitura, onde eram coletados os impostos, funcionando também a primeira delegacia e o primeiro cartório de registros. Essa intendência ficava na Rodovia SC 413, em frente ao complexo que foi da família Manke.

Em 30 de dezembro de 1948, criou-se o município de Massaranduba, emancipando-se de Blumenau. Mas durou pouco tempo, pois em 18 de agosto de 1949, Massaranduba tornou-se Distrito de Guaramirim.

Em 29 de agosto de 1961, deu-se a emancipação definitiva do município, com o nome de Adolfo Konder. Contudo a população fez um abaixo-assinado, para que voltasse a ser denominado Massaranduba.

Porém, foi em 11 de novembro de 1961 que, de fato, instalou-se a sede do município, ficando como data oficial de emancipação. Uma das marcas dessa história é a Prefeitura Municipal, que teve algumas mudanças ao longo do tempo e hoje é um dos cartões postais de Massaranduba.

Notícias relacionadas

x