Educação

JDV Educação Massaranduba: Histórias e Memórias- parte 5: A saúde ao longo da história

A ciência relacionada à área da saúde em Massaranduba teve início com os farmacêuticos, onde destaca-se a Farmácia de Fritz Paul Techentin, na Campinha Central, e de João Schreiber, no Centro

20/10/2021

Por

JDV Educação Massaranduba: Histórias e Memórias- parte 5: A saúde ao longo da história

Divulgação

Estamos em um momento em que muito se fala sobre a saúde, onde percebemos ainda mais a importância dessa área em nossas vidas. Vamos entender como essa área foi acontecendo e evoluindo em Massaranduba ao longo da nossa história. Primeiramente os povos indígenas usavam formas medicinais, extraídas da natureza. Com a chegada dos imigrantes os (as) curandeiros (as) utilizavam outras formas de cura por meio de crenças, prática essa que existe até hoje em nosso município.

A ciência relacionada à área da saúde em Massaranduba teve início com os farmacêuticos, onde destaca-se a Farmácia de Fritz Paul Techentin, na Campinha Central, e de João Schreiber, no Centro. Essa última inclusive se tornou posteriormente a Fundação Médica Assistencial do Trabalhador Rural de Massaranduba, popularmente conhecida como Hospital do Sindicato. As parteiras também tiveram um papel muito importante na área da saúde. Havia algumas parteiras no município, mas a primeira a ser encaminhada pela comunidade de Massarandubinha para fazer uma formação em Blumenau, em 1939, foi Maria Petri Besen.

Em 1950 ocorreu a inauguração do Hospital Sagrado Coração de Jesus, localizado no Guarani Mirim. Ele foi mantido pela Congregação das Irmãs Franciscanas da Santíssima Trindade até 2001. Além da administração do hospital as irmãs também se dedicavam a enfermagem, trabalhando em conjunto com médicos, enfermeiras e demais profissionais da saúde. Além dos hospitais, os postos de saúde localizados em várias regiões de Massaranduba também possuíram e possuem um papel importante para a Saúde.

Finalizamos esse breve resumo histórico deixando a homenagem a todos os profissionais que contribuíram para o desenvolvimento da Saúde em nosso município.

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? CLIQUE AQUI e participe do nosso grupo de WhatsApp! 

Notícias relacionadas

x