Educação

JDV Educação Massaranduba: Histórias e Memórias – parte 8

O Comércio e o Transporte

01/12/2021

Por

JDV Educação Massaranduba: Histórias e Memórias – parte 8

Divulgação

O Comércio e o Transporte

Ao longo da história de Massaranduba muitas foram às transformações do comércio e do transporte, importantes áreas para o desenvolvimento do município. Nos relatos de Curt Manke pode-se perceber como as coisas eram bem diferentes e mais difíceis há alguns anos. Ele foi vereador, vice-prefeito e Juiz de Paz e era filho do primeiro prefeito eleito de Massaranduba, Emílio Manke Júnior.

Naquela época os comércios, conhecidos como “vendas” tinham várias atividades em um mesmo local, como por exemplo, o comércio da família Manke, que funcionava também como fecularia, açougue, farmácia (inclusive com remédio para a malária e antiofídico) e moinho de fubá.

Outra prática comum entre o início da colonização até aproximadamente 1950 era a troca de mercadorias como relata o Curt Manke em fragmentos de sua entrevista “… o agricultor matava o porco e fazia a banha, do leite fazia-se a manteiga, e estes produtos eram trocados por mercadorias que ele não produzia, como o querosene, o sal, o charque, peixe defumado na época da quaresma, tecidos para fazer as roupas, a linha para costurar. Era muito difícil para comprar, o dinheiro era coisa rara. E o que nós comprávamos ou recebíamos em troca, como banha, manteiga, ovos, etc…, no comércio era destinado para o Porto de São Francisco do Sul.” (SPEZIA, RANGHETTI; 2012)

Outra dificuldade da época era o transporte das mercadorias. Conforme Curt Manke quando as estradas não eram macadamizadas, levava-se o dia inteiro para ir e voltar de Guaramirim com uma carroça puxada por quatro cavalos carregando 10 sacos de 45 quilos de arroz. Com o passar do tempo a comunidade foi se organizando e providenciando a macadamização das estradas. Todos os produtos eram enviados a Guaramirim e daí eram transportados de trem a São Francisco do Sul. Também era comum atolar no caminho devido à precariedade das estradas. Os automóveis vieram bem mais tarde, sendo que seu pai adquiriu o primeiro de Massaranduba.

Outro local que faz parte da história de Massaranduba é o Comercial Donath que esse ano completou 100 anos e ainda está em funcionamento.

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? CLIQUE AQUI e participe do nosso grupo de WhatsApp!

Notícias relacionadas

x