Educação

JDV Educação Massaranduba: Histórias e Memórias!

Para conhecer um pouco mais dessa linda história iremos relembrar alguns fatos marcantes da nossa trajetória

11/08/2021

Por

JDV Educação Massaranduba: Histórias e Memórias!

O ano de 2021 é muito importante para Massaranduba, pois comemoramos 60 anos de emancipação. Para conhecer um pouco mais dessa linda história iremos relembrar alguns fatos marcantes da nossa trajetória.

Leia mais:

Nossa história começou muito antes de nos tornarmos município, com a chegada dos primeiros colonizadores e demais povos que ajudaram a tornar Massaranduba o que conhecemos atualmente.

Os Povos Indígenas

Mas, você sabia que antes de tudo isso já viviam em nossas terras povos indígenas, denominados Xokleng? Eles eram seminômades, por isso não há precisão de quanto tempo atrás habitaram essas terras, porém, foram encontrados artefatos como pontas de flechas e lanças na região do Guarani-Mirim, que comprovam sua passagem por nossa região. Esse material está exposto no Museu Municipal para quem quiser conhecer melhor essa história.

 

A chegada dos colonizadores alemães

 

Os primeiros colonizadores a chegarem aqui foram alemães, que vieram provenientes da expansão da Colônia Dr. Blumenau, por volta de 1870 e se instalaram na região da Campinha Central e Patrimônio.

Ainda hoje a cultura desse povo se faz presente nos hábitos de vida de parte da população, como no idioma, na gastronomia e também na arquitetura. Prova disso são as construções antigas encontradas em várias regiões do município como as casas enxaimel.

A foto refere-se a um evento realizado na década de 1930, em uma Escola/Igreja onde hoje se localiza a Rodovia SC 108, sendo professor o Alberto Besen.

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? CLIQUE AQUI e participe do nosso grupo de WhatsApp!

Notícias relacionadas

x