Educação

JDV Educação Massaranduba: Objetivos do desenvolvimento sustentável – ODS são trabalhados com gestores de Educação e Turismo

A palestra de forma remota aconteceu no dia 23 de setembro e foi ministrada pela professora Elissa Maria Retcheski

06/10/2021

Por

JDV Educação Massaranduba: Objetivos do desenvolvimento sustentável – ODS são trabalhados com gestores de Educação e Turismo

Divulgação

A palestra de forma remota aconteceu no dia 23 de setembro e foi ministrada pela professora Elissa Maria Retcheski. Elissa é formada em Gestão da Sustentabilidade Corporativa e Programa de Desenvolvimento de Dirigentes pela Fundação Dom Cabral, atuando desde 2015.

O objetivo é a inserção dos objetivos em projetos para desenvolvimento da Educação, do Turismo e Cultura do município, uma vez que a Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Turismo é signatária do movimento.  No próximo ano formações focadas nesta temática.

Economia Solidária em Massaranduba

Serão cinco encontros sobre economia solidária em Massaranduba. A terceira formação em Economia Solidária foi realizada no dia 20 de setembro. Na ocasião foi trabalhado o eixo temático: Mercados e redes de colaboração solidária. Esta formação é conduzida pela ITCP – Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares da FURB.

Entre os assuntos discutidos deu-se ênfase aos sistemas organizacionais como Associativismo e Cooperativismo com o poder público, diferenças entre os sistemas, legislações municipais e estaduais. Foi discutido o Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil (Mrosc  – Lei 13. 019/2014) e a potencialidade de utilização no município.

Participaram da formação a Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Turismo, Secretaria de Assistência Social, Sindicato Rural de Massaranduba, Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Massaranduba. O objetivo final é a entrega de um plano de trabalho de desenvolvimento da economia solidária em Massaranduba.

 

Massaranduba celebra o Dia da Árvore com diversas ações

No município ocorreram algumas homenagens ambientais em comemoração ao Dia da Árvore, como o plantio e distribuição de mudas nativas. Foram desenvolvidos projetos em Escolas e CEIs, plantio de mudas nativas para recuperação de áreas degradadas realizada pela Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente, participação em formação no CIMVI, entrega de mudas nativas na Secretaria de Educação e o lançamento do projeto Vale Plantar realizado pela Escola Felipe Manke, em Massarandubinha.

De uma maneira muito especial agradecemos a participação e a colaboração de todos que tornaram este momento um trabalho em benefício para o nosso meio ambiente.

Notícias relacionadas

x