Educação

JDV Educação Massaranduba: Parque de areia: transformação de ambiente educacional

Para as crianças, o parque de areia é o ambiente externo da instituição mais solicitado para brincar

11/08/2021

Por

JDV Educação Massaranduba: Parque de areia: transformação de ambiente educacional

Para as crianças, o parque de areia é o ambiente externo da instituição mais solicitado para brincar. Por isso, na educação infantil, não faz sentido separar o brincar do aprender. Dessa forma, deve-se pensar na transformação dos ambientes educativos, oferecendo as crianças inúmeras possibilidades e descobertas por meio de práticas educativas.

Leia mais:

Tendo em vista a brincadeira como eixo principal no desenvolvimento integral da criança, o parque de areia foi transformado em um diferente ambiente educativo, oferecendo ao grupo uma multiplicidade de recursos naturais e não naturais para promover o desenvolvimento integral nas suas múltiplas dimensões: física, intelectual, social, emocional e simbólica.

Assim sendo, é importante refletir a transformação dos ambientes educativos na Educação Infantil, tendo por base a perspectiva e as vivências das crianças.

 

Casinha da árvore

 

O faz de conta e o imaginário das crianças têm papel muito importante, pois é por meio deles que expressam seus sentimentos. A casinha na árvore era um espaço pouco explorado, pois não havia nele muitos atrativos. Tendo um olhar mais atento e buscando uma forma de melhor aproveitá-lo, foi então adquirido mini móveis de madeira reutilizada, sendo estes: geladeira, fogão, armários, pia, mesas, cadeiras e cama.

Com o auxílio da comunidade escolar, os espaços foram organizados, acrescentando utensílios de cozinha e demais elementos para enriquecer o momento do brincar. Brincar de casinha possibilita a interação social, onde a criança pode compartilhar e dividir tarefas com o grupo, criar também regras, meios de organização, papéis familiares, diálogos, formas de tratar um ao outro.

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? CLIQUE AQUI e participe do nosso grupo de WhatsApp!

 

Notícias relacionadas

x