Educação

JDV Educação Massaranduba: Projeto cores da terra, uma proposta ecoformadora

No dia 5 de agosto foi realizada a formação com profissionais da educação sobre a proposta artística e sustentável: “Cores da Terra”

11/08/2021

Por

JDV Educação Massaranduba: Projeto cores da terra, uma proposta ecoformadora

No dia 5 de agosto foi realizada a formação com profissionais da educação sobre a proposta artística e sustentável: “Cores da Terra”. A capacitação foi ministrada pela Epagri por meio da extensionista social Josiane de Souza Passos e da extensionista rural Cintia Regina Veiga.

Leia mais:

A escolha do tema a ser trabalhado no município tem origem através do diagnóstico de educação ambiental aplicado no início do ano com todas as escolas e CEIs de Massaranduba.

O CEI Mundo Infantil apresentou a demanda no diagnóstico e a casinha de brinquedos foi escolhida para a prática.

Este projeto vem ao encontro com o Plano de Gestão Estratégico da Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Turismo e com os seguintes objetivos de desenvolvimento sustentável:  4 (educação de qualidade), 11 (cidades e comunidades sustentáveis), 15 (vida terrestre) e 17 (parcerias e meios de implementação), uma vez que a Secretaria de Educação é signatária do movimento.

Além disso, a proposta pode ser considerada ecoformadora. Ecoformação é buscar promover e construir uma educação voltada para a solidariedade, compromisso com a natureza e o desenvolvimento sustentável, buscando interação com o ambiente e com quem faz parte dele. Isto implica em preservar a vida, tornando um ambiente saudável, acolhedor e preservado.

A Casinha da Árvore passou por uma transformação ecoformadora, pois além dos mini móveis construídos com madeira reutilizada e demais elementos que a compõem, com o apoio da Epagri e profissionais da educação, recebeu uma linda e convidativa pintura inspirada na obra de Romero Britto “O abraço”, representando a afetividade que o espaço e o CEI representam para todos que nele frequentam.

Para a pintura foram utilizadas cores da terra, (tinta confeccionada com terra de diversas cores), trazendo ao ambiente a naturalidade e a leveza que este representa.

Conforme a apresentação da Epagri, os objetivos da formação Cores da Terra é repassar a técnica e preparo da tinta, conhecer vários tipos de solos, técnicas de pintura, integração das pessoas das comunidades em atividades de artesanato.

A receita é simples: 2 medidas de terra peneirada, 2 medidas de água, 1 medida de cola branca de boa qualidade. Misturar a terra e a água até ficar homogêneo semelhante à consistência de creme. Adicionar cola ao crema de terra e bater bem. Quanto mais batida melhor será a sua consistência. Depois de batida, a tinta está pronta! Fonte: Epagri, 2021.

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? CLIQUE AQUI e participe do nosso grupo de WhatsApp!

Notícias relacionadas

x