Educação

JDV Educação Massaranduba: Projeto Horta Escolar

O Projeto Horta Escolar iniciou junto às Escolas e Centros de Educação Infantil – CEIs, no mês de abril

11/08/2021

Por

JDV Educação Massaranduba: Projeto Horta Escolar

O Projeto Horta Escolar iniciou junto às Escolas e Centros de Educação Infantil – CEIs, no mês de abril. A Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Turismo, pensando em como melhorar a vida das pessoas e, principalmente, das crianças, propôs a união de esforços em um projeto que leva a ciência e o conhecimento agrícola para dentro das escolas, tendo como meta contribuir com a qualidade alimentar e nutricional dos escolares, por meio de alimentos saudáveis e seguros, além de integrar outros conteúdos curriculares no desenvolvimento deste projeto.

Leia mais:

O projeto foi desenvolvido em parceria com a Secretaria de Agricultura e Secretaria de Obras da Prefeitura, com o apoio da Cooperativa Juriti, de Massaranduba.

Para a concretização da abordagem pretendida, cada Escola e CEI recebeu um kit de ferramentas, substrato para incorporação de matéria orgânica, mudas de verduras e medicinais conforme demanda de cada unidade de ensino. Desta forma, os professores terão instrumentos para trabalhar numa abordagem interdisciplinar, atividades relacionadas à dinâmica ambiental, alimentação saudável, cuidado e respeito à natureza e outros conteúdos curriculares que podem envolver diversas disciplinas.

A metodologia desenvolvida contará com uma série de materiais e vídeos voltados à formação de gestores, coordenadores, professores, nutricionistas, merendeiras, serventes, zeladores e escolares, além de registros de todo relatório de acompanhamento do trabalho. Assim, será possível estabelecer um elo entre questões técnicas e pedagógicas. Este movimento de formação estimula e orienta a interação entre os diversos atores da comunidade escolar, para a implantação participativa da horta na escola.

Desta forma, a horta passa a ser ponto de partida para processos de educação alimentar e nutricional, bem como para a adoção de novos hábitos alimentares, saudáveis e sustentáveis, com a inserção dos produtos da horta no cardápio escolar.

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? CLIQUE AQUI e participe do nosso grupo de WhatsApp!

Notícias relacionadas

x