Educação

JDV Educação Massaranduba: Semana do Meio Ambiente

Ocorreu no dia 3 de junho o lançamento da Semana do Meio Ambiente com apresentações de Escolas e Centros de Educação Infantil

15/06/2022

Por

JDV Educação Massaranduba: Semana do Meio Ambiente

Divulgação

Ocorreu no dia 3 de junho o lançamento da Semana do Meio Ambiente com apresentações de Escolas e Centros de Educação Infantil. Na ocasião foi lançada a mascote da educação ambiental chamado AMBI (gato-maracajá). No dia 6 foram realizadas palestras na Escola Felipe Manke, onde foram tratados assuntos referentes às questões ambientais principalmente sobre os resíduos sólidos como: a coleta seletiva, os 5 Rs, uso correto da embalagem amarela, tipos de resíduos, aterro sanitário, transbordo, objetivos do desenvolvimento sustentável, gestão de resíduos e assuntos que dizem respeito a deposição de resíduos no ambiente. Foram contempladas com a palestra educacional todas as turmas do 1° ao 9° ano e o 1° ano do ensino médio matutino.

No dia 7 de junho aconteceu no Auditório Diego Petry, com a instrutora Elissa Retcheski, o encerramento da formação com gestores municipais sobre os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável.  O encontro apresentou como objetivos:  entender os princípios da educação  para o desenvolvimento sustentável integrando o espaço físico escolar, compreender  a importância das relações humanas dos stakeholders envolvidos no processo de desenvolvimento de trabalhos, aplicação das metas dos objetivos do desenvolvimento sustentável para as práticas pedagógicas e temas de aprendizagem,  ampliar o olhar sob a ótica da educação integral para a formação de um ser mais consciente do seu papel para o desenvolvimento de uma sociedade auto sustentável.

No dia 08 de junho a Escola de Ensino Fundamental Bruno Linden participou no período matutino e vespertino de atividades relacionadas à Semana do Meio Ambiente.  As turmas dos 1°, 2° e 3° anos participaram de ações de sensibilização por meio da contação de histórias, roda de conversa, brincadeiras, danças e interação com o AMBI, mascote oficial da Educação Ambiental.

E no dia 9, em comemoração à Semana do Meio Ambiente teve visita no Consórcio Intermunicipal do Médio Vale do Itajaí (CIMVI). Participaram do encontro os servidores municipais de diversas áreas, a gestora da Escola Estadual Maria Konder Bornhausen, o idealizador do nome AMBI, Henrique Spezia e representantes do Grupo Intersetorial de Educação Ambiental (GIEA). As atividades iniciaram com palestra da assessora de Educação Ambiental do CIMVI, Mariléia Selonke, visitação as instalações com a apresentação do AMBI, visitação no Parque Girassol com a realização da Trilha do Tatu, visita à central de valorização de resíduos sólidos e vista no aterro sanitário.

Esta ação teve como objetivo principal a formação de agentes multiplicadores da informação, valorizando o cumprimento das políticas de resíduos sólidos, Meio Ambiente e de Educação Ambiental.

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? CLIQUE AQUI e participe do nosso grupo de WhatsApp!

Notícias relacionadas

x