Já viu isso? Jogo de futebol com 88 pessoas ao mesmo tempo chama a atenção em SC

Jogo conta com 88 jogadores e quatro partidas ao mesmo tempo. Foto/Divulgação: Prefeitura de Bom Jesus
Imagine a cena: 88 jogadores dividem o mesmo campo em quatro partidas simultâneas de futebol. O que pode parecer uma grande confusão é, na verdade, um evento que atrai muitos curiosos e já virou parte do calendário de Bom Jesus, município do Oeste catarinense.
Batizado de “Jogo do 88”, o evento, que é promovido pela Associação de Veteranos, teve sua 5ª edição realizada na última semana, integrando as festividades do aniversário de 30 anos da cidade. A atração reuniu atletas de toda a região, além de centenas de curiosos para acompanhar as partidas que desafiam até os olhares mais atentos.

Entenda como funciona o Jogo do 88
A partida segue as regras tradicionais do futebol: cada confronto é formado por dois times de 11 jogadores, com oito equipes se enfrentando ao mesmo tempo e, por vezes, jogadores de partidas diferentes se cruzando e trombando em campo. Para (tentar) evitar confusão, cada jogo tem um árbitro com apito e camiseta de cor específica, comandando uma bola da mesma tonalidade, por exemplo: azul com azul, verde com verde.
Todos os jogos são paralisados em casos como cobrança de pênaltis ou atendimentos médicos.
O evento foi criado há sete anos por João Pagnussatt, ex-presidente da Associação de Veteranos de Bom Jesus, o evento teve sua 5ª edição neste ano, já que ficou suspenso durante o período da pandemia.
As oito equipes e os atletas desse jogo inusitado








Todos vencem e a confraternização
Não há campeão ou eliminados, e todos os participantes recebem troféus. Conforme o atual presidente da Associação de Veteranos, Márcio Bianchi, as equipes participantes neste ano vieram de Abelardo Luz, Ouro Verde, Xanxerê, Xaxim Marema e Jupiá.
Conteúdos em alta
Depois da partida, todos foram até o Centro Comunitário onde foi servido o almoço e realizada a tarde dançante. Ainda Mais de 800 pessoas participaram do evento.

Como isso impacta a sua vida?
Eventos como o “Jogo do 88” mostram a força do esporte como ferramenta de união, diversão e valorização cultural. Iniciativas assim resgatam tradições, promovem o bem-estar coletivo e fortalecem o espírito de comunidade. Para os moradores de Bom Jesus e região, esse tipo de evento proporciona momentos de lazer, integração entre diferentes gerações e cidades, e reforça o sentimento de pertencimento. Além disso, o envolvimento de centenas de pessoas movimenta a economia local, incentiva o turismo e inspira outras cidades a promoverem ações criativas que celebrem a cultura e a amizade.

Martin Petry
Nasci em Jaraguá do Sul, mas estudei e vivi grande parte da minha vida em Massaranduba, onde sempre vou carregar no coração esse pedaço do interior Catarinense. Um jovem com muitos sonhos e pensamentos que excedem a insanidade. Prezo pelo certo e errado, tratando com coragem e caráter assuntos da vida, porém, sou alguém com defeitos assim como qualquer outra pessoa.