Política

Jornalista e editor do JDV recebe moção de aplausos da Câmara de Jaraguá do Sul pelos 45 anos de profissão

O texto da moção, foi votada e aprovada na Câmara de Vereadores por unanimidade

16/02/2022

Por

O jornalista e editor do Jornal do Vale do Itapocu (JDV), Flávio José Brugnago, recebeu nesta segunda-feira (14), uma moção de aplausos, proposta pelo vereador Onésimo Sell (MDB), pelos seus 45 anos de profissão, completados no último dia 1º de fevereiro. 

O texto da moção, votada e aprovada na Câmara de Vereadores por unanimidade, cita as passagens de Brugnago pelas redações de O Correio do Povo e da Gazeta, além de ressaltar o seu trabalho à frente do JDV há 20 anos. 

Na apresentação da matéria, o vereador afirmou que o jornalista participou de vários e importantes momentos políticos da região como, por exemplo, a sua primeira cobertura no dia 1° de fevereiro de 1977, na posse do então prefeito Victor Bauer, que dá nome ao plenário do Legislativo jaraguaense. 

Na moção, Onésimo destacou o respeito e a credibilidade atribuídos a Brugnago no meio jornalístico. 

“Uma pessoa que tem feito um trabalho extraordinário na nossa sociedade há 45 anos. Um amigo de longa data e que merece essa homenagem”, ressaltou. 

O jornalista também contou um pouco sobre o início de sua trajetória. Na época, ele trabalhava no escritório A Comercial, do contador Eugênio Victor Schmöckel, que também era o diretor do jornal O Correio do Povo. 

“Quando comecei (no escritório), em 1973, fazia trabalhos de rua, depois escrita fiscal e levava o material do jornal para a Gráfica Avenida, do sogro de Udo Wagner, na Avenida Getúlio Vargas”, conta. 

Na gráfica, Brugnago acompanhava a montagem do jornal letra por letra no componedor (equipamento utilizado para montar os caracteres que seriam impressos no jornal), depois ia para a paginação e para a impressão. 

“Era uma verdadeira obra de arte. Isso despertou o gosto em mim. Fazia algumas matérias e acabei gostando. Tenho a data de 1º de fevereiro de 1977 como o início das atividades, mas já tinha contatos com a escrita antes”, lembra o jornalista. 

Brugnago afirma que tem orgulho de ter acompanhado a transformação de Jaraguá do Sul e região, tanto econômica, quanto social e politicamente. 

“Aprendi no dia a dia, com máquina de escrever, cobrindo o que que tinha a pé, tendo a Câmara e a prefeitura como principais fontes de informação, na época. Trabalhei por mais de 12 anos no OCP, trabalhei com o Geraldo José em A Gazeta (na época Gazeta de Jaraguá) e depois no Jornal do Vale, na época em Guaramirim”, relata.

Depois de todas essas experiências, o repórter se tornou proprietário do Jornal de Guaramirim, já extinto. E em 2002 fundou o Jornal do Vale do Itapocu, no qual até hoje é o editor.

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? CLIQUE AQUI e participe do nosso grupo de WhatsApp!

Notícias relacionadas

x