Colunistas | 28/10/2025 | Atualizado em: 28/10/25 ás 20:00

Jovem jaraguaense representa a cidade no Festival Cubo Mágico em Itajaí

PUBLICIDADE
Jovem jaraguaense representa a cidade no Festival Cubo Mágico em Itajaí

Foto: Divulgação

Artur Mendes, aluno da Escola de Educação Básica Professor Heleodoro Borges, do bairro Baependi, destacou-se no campeonato oficial da Univali, que reuniu competidores de todo o Brasil.

O estudante Artur Mendes, filho do professor Daniel Mendes, representou Jaraguá do Sul no Festival Cubo Mágico “CAU ao Cubo”, realizado nos dias 25 e 26 de outubro de 2025, no Teatro Adelaide Konder, campus da Universidade do Vale do Itajaí (Univali). O evento, que contou com a participação de jovens de várias partes do país (São Paulo, Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Haviam três do Amapá e uma de Pernambuco), é homologado pela World Cube Association (WCA), órgão internacional que regulamenta competições oficiais de cubo mágico em todo o mundo.

O festival é considerado um dos principais da região Sul do Brasil, reunindo cerca de 250 participantes, entre competidores, familiares e professores. Ao todo, 100 competidores disputaram nas diversas modalidades da competição, como 2x2x2, 3x3x3 (normal, com uma mão ou vendado), 4x4x4, 5x5x5, Megaminx, Skewb, Pyraminx e Clock.

Mais do que uma disputa de tempo e técnica, o evento é reconhecido por estimular o raciocínio lógico, a concentração e a criatividade, promovendo um ambiente de aprendizado, socialização e esportividade intelectual. “Participar de um evento assim é uma experiência incrível, que desafia a mente e amplia nossos horizontes”, comenta Artur, que participou em diversas competições oficiais de cubo mágico.

Foto: Divulgação

Sobre o Festival do Cubo Mágico

O Festival Cubo Mágico em Itajaí, organizado pela Univali por meio do Colégio de Aplicação da Univali (CAU), busca aproximar jovens talentos e incentivar o intercâmbio de ideias sobre estratégias e algoritmos do cubo. O ambiente colaborativo e desafiador proporciona aos participantes a oportunidade de compartilhar técnicas, aperfeiçoar métodos e aprender com competidores de diferentes estados.

Para o pai do estudante, professor Daniel Mendes, o envolvimento do filho no campeonato é motivo de orgulho e reconhecimento do potencial da juventude jaraguaense. “Ver o raciocínio lógico e a disciplina do meu filho aplicados em um campeonato como esse é motivo de orgulho. A educação vai muito além da sala de aula – é também incentivo à curiosidade e ao desafio intelectual”, destacou.

A World Cube Association, entidade que regulamenta oficialmente as competições de cubo mágico, é responsável por estabelecer regras e registrar recordes mundiais. Sua atuação garante que eventos como o da Univali mantenham padrão internacional de qualidade, integrando a comunidade cubista global.

A presença de Artur Mendes no Festival representa não apenas um feito pessoal, mas também o fortalecimento da educação e da cultura científica em Jaraguá do Sul, por meio do estímulo ao pensamento lógico, à criatividade e à perseverança – valores que a Escola de Educação Básica Professor Heleodoro Borges tem buscado cultivar em seus alunos.

“O cubo mágico é mais do que um passatempo: é um instrumento de desenvolvimento cognitivo, que une raciocínio, estratégia e diversão”, ressalta um dos organizadores do evento.

O desempenho e o entusiasmo de Artur reforçam a importância de apoiar a participação de estudantes em experiências educacionais que conectam conhecimento, cultura e inovação, projetando Jaraguá do Sul como um celeiro de talentos e mentes criativas.

Notícias de Jaraguá no seu WhatsApp Fique por dentro de tudo o que acontece na cidade e região.
Entrar no Canal

Ademir Pfiffer

Historiador e criador de conteúdo digital para as plataformas do Kwai, Tik Tok e You Tube. Dedicado à pesquisas sobre memória e patrimônio histórico-cultural em comunidades tradicionais

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Hospedagem por ServerDo.in
©️ JDV - Notícias de Jaraguá do Sul e região - Todos os direitos reservados.
guiwes.com.br