Saúde

Laboratório Municipal: exames de graça, com precisão e agilidade

Entre os exames oferecidos estão o teste do pezinho, TSH para tireoide, vitamina D, PSA para câncer de próstata, exame para leptospirose, dengue e sarampo, tuberculose, hanseníase, HIV, sífilis e hepatites B e C

18/02/2020

O Laboratório Municipal de Saúde Pública de Jaraguá do Sul realiza mais de 30 mil exames todo ano, entre análises que são feitas no próprio laboratório e as que são enviadas para o Lacen de Florianópolis e para a Fepe, de Curitiba. Entre os exames oferecidos estão o teste do pezinho, TSH para tireoide, vitamina D, PSA para câncer de próstata, exame para leptospirose, dengue e sarampo, tuberculose, hanseníase, HIV, sífilis e hepatites B e C. A média diária é de 130 pacientes atendidos no laboratório.

O teste do pezinho previne cinco tipos de doença, entre elas hipotireoidismo e fibrose cística que, se tratados adequadamente, não comprometerão a saúde do bebê no futuro.

A baciloscopia para tuberculose, por exemplo, é feita em uma cabine de segurança biológica, para evitar a propagação da bactéria e depois a amostra é analisada em um microscópio. Ter um laboratório público é sinônimo de mais agilidade nos resultados e economia para os cofres públicos.

A farmacêutica bioquímica Alessandra Bueno explica que o sangue é coletado do paciente, passa pela análise e, em média, no dia seguinte o resultado já vai para o sistema. Nos casos positivos para doenças infecciosas como HIV e tuberculose, a equipe da Vigilância em Saúde é notificada, o paciente é aconselhado e começa o tratamento o mais breve possível. 

O resultado dos exames é encaminhado diretamente para o prontuário eletrônico do paciente e poderá ser acessado nos postos de saúde e hospitais da cidade. Essa agilidade é possível desde setembro do ano passado, quando o sistema do laboratório foi interligado com o sistema da Secretaria de Saúde.

O Laboratório Municipal de Saúde Pública fica na Rua Jorge Czerniewicz, 800, bairro Czerniewicz, fundos do Pama 1. O horário de atendimento é das 7h15 ao meio-dia e das 13 às 16h15. Para fazer a coleta do laboratório é necessário ter uma requisição médica do SUS e um documento com foto. Para os bebês, certidão de nascimento. O laboratório conta com dois farmacêuticos bioquímicos, três técnicos de enfermagem e duas recepcionistas. Para suas análises conta com dois microscópios, um imunoanalisador, três geladeiras de laboratório, um freezer e cinco centrífugas de sangue.

O telefone para mais informações é 2106-8330.

 

 

Por

Notícias relacionadas

x