Levantamento é desenvolvido para melhorar saúde e qualidade de vida do rebanho em Jaraguá
A parasitose tem como consequência perdas como baixo ganho de peso e óbitos
A secretaria de Desenvolvimento Rural e Abastecimento de Jaraguá do Sul desenvolvem um levantamento quanto ao grau de verminose de animais de produção do município. O projeto é realizado desde 2021.
À frente deste trabalho está a veterinária da própria pasta, Valéria Lungov, que explica a dinâmica deste projeto.
“São atendidas várias espécies de animais, mas, principalmente bovinos, ovinos e caprinos. Primeiramente a propriedade é visitada e são detectados possíveis problemas de manejo e instalações, depois é feito um levantamento do grau de verminose do rebanho através de exames de OPG (ovos por de fezes, nos quais são pesquisados ovos de parasitas).”
Segundo Valéria, durante os meses de atuação no ano de 2021 foi avaliado um rebanho bovino estimado em 300 animais – acredita-se que este número corresponda a 17% do total do rebanho no município – e em 34% dos animais examinados foram encontrados ovos de parasitas.
A veterinária da secretaria de Desenvolvimento Rural aponta que os principais problemas de manejo e instalações encontrados neste levantamento são: locais que apresentem dificuldade de higienização, descarte incorreto de dejetos, lugares onde os animais não têm conforto, manejo dos animais de forma bruta, administração incorreta de fármacos, diets incorretas, entre outros fatores.
A parasitose tem como consequência perdas como baixo ganho de peso e óbitos.
Conteúdos em alta
“Nosso projeto visa controlar esse problema. Por isso, é importante que o produtor esteja cadastrado na secretaria do Desenvolvimento Rural e Abastecimento”.
O contato pode ser feito através do número (47) 2106-8241 com a própria Valéria, responsável pelo projeto.
Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? CLIQUE AQUI e participe do nosso grupo de WhatsApp!