Livro resgata história de um dos maiores nomes da literatura húngara
A cidade de Dona Emma, no Alto Vale do Itajaí, considerada a “Menina do Vale” completa neste final de semana 60 anos de emancipação

A cidade de Dona Emma, no Alto Vale do Itajaí, considerada a “Menina do Vale” completa neste final de semana 60 anos de emancipação. Neste município residiu um dos maiores nomes da literatura húngara, Sándor Lénárd. Sua história é pouca conhecida. Ele se refugiou no Brasil após a perseguição nazista, passando a viver como agricultor, farmacêutico e escritor em um pequeno povoado no Vale do Itajaí, no sul do Brasil.
Notícias de Jaraguá no seu WhatsApp
Fique por dentro de tudo o que acontece na cidade e região.
Em 1952, Sándor Lénárd chegou ao Brasil após meio século de exílios em Viena, Roma e, por fim, no país que lhe pareceu “grande e verde no mapa” da América do Sul, distante da hecatombe europeia do pós-guerra. Um livro que faz o resgate histórico da sua vida está sendo lançado pelo escritor e historiador Fernando Boppré, onde a sua biografia é desvendada assim como sua produção intelectual. De origem judaica, Lénárd nasceu em Budapeste em 1910 e escreveu que o início da 1ª Guerra Mundial assinalou o último dia feliz que a humanidade viveu antes do “horror monstruoso se apoderar de nós”. Foi em Dona Emma, em Santa Catarina, que Lénárd construiu sua “casa invisível” e viveu as últimas duas décadas de sua vida em um intenso ritmo de produção literária, artística e musical.
Seus principais livros e traduções foram preparados na cidade que figura como protagonista de “O vale do fim do mundo”. A informação chega por meio do historiador Ademir Pfiffer, de Jaraguá do Sul. O livro, que leva o nome de Sándor Lénárd resgata a sua importância histórica para a literatura e o período em que residiu em Dona Emma, com pouco mais de 4 mil habitantes. Vale lembrar que para Jaraguá vieram imigrantes húngaros. É a única etnia que imigrou para o município; as demais são colonizadoras.
Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? CLIQUE AQUI e participe do nosso grupo de WhatsApp!