Lunelli quer fim dos golpes em idosos: ‘Isso tem que parar’
Antídio Lunelli na tribuna da Alesc | Foto: Agência AL
Um projeto de lei apresentado por Antídio Lunelli na Alesc propõe a criação da Campanha Estadual de Orientação aos Idosos contra Fraudes no Comércio Eletrônico e na Internet. A ideia é oferecer ações contínuas de educação digital, prevenção e apoio, diante do aumento preocupante dos golpes que afetam principalmente pais e avós.
“Golpistas não perdoam nem nossos pais e avós. Isso tem que parar. Nosso papel é oferecer informação e suporte para mudar essa realidade”, afirmou Lunelli.
Campanha terá ações durante todo o ano
Segundo o projeto, a campanha será contínua, com maior intensidade na semana do Dia do Idoso, celebrado em 1º de outubro. A proposta inclui cursos, cartilhas, vídeos explicativos e alertas sobre os principais golpes digitais que atingem idosos.
Golpes mais comuns contra idosos
Entre os crimes listados, estão:
- Falsos atendentes bancários que induzem o idoso a revelar senhas;
- Sites de compras falsos que não entregam os produtos;
- Links maliciosos via WhatsApp e e-mail para roubo de dados;
- Golpe do Pix ou do “falso parente em apuros”;
- Empréstimos consignados contratados sem o consentimento do idoso.
Violência financeira também é foco do projeto
O texto também combate dois tipos de violência financeira: a pessoal, cometida por familiares, como uso indevido de cartões de benefício; e a institucional, quando bancos realizam empréstimos sem o devido esclarecimento.
Parcerias para ampliar o alcance
Para garantir que a informação chegue até quem precisa, o projeto autoriza o governo a formar parcerias com entidades e empresas privadas. A divulgação deve ocorrer em locais estratégicos, como postos de saúde, igrejas, CRAS, bancos, clubes de terceira idade e na imprensa.
Conteúdos em alta
Como isso impacta sua vida?
Com a digitalização acelerada, os idosos se tornaram alvos fáceis de golpes online. A proposta de Lunelli busca transformar informação em proteção, ajudando famílias a manterem seus entes queridos longe de fraudes. É uma iniciativa que coloca o bem-estar da terceira idade no centro das políticas públicas.
Max Pires
Já criei blog, portal, startup… e agora voltei pro que mais gosto: contar histórias que fazem sentido pra quem vive aqui. Entre um café e um latido dos meus cachorros, tô sempre de olho no que importa pra nossa cidade.